Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > ROSANE BERTOTTI ABRE ENCONTRO MUNDIAL DE BLOGUEIROS COM DEFESA DA GESTÃO PÚBLICA PARA GARANTIR BANDA LARGA

Rosane Bertotti abre Encontro Mundial de Blogueiros com defesa da gestão pública para garantir Banda Larga

28/10/2011

“Para a democratização, precisamos de um novo marco regulatório da comunicação", frisou

Escrito por: Leonardo Severo, de Foz do Iguaçu-PR

Em sua fala na abertura do 1º Encontro Mundial de Blogueiros, realizada no mirante em frente à usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, a secretária nacional de Comunicação da CUT, Rosane Bertotti, ampliou o coro em defesa da gestão pública para garantir banda larga na internet e reiterou o papel do Estado como garantidor de direitos.

“O Estado tem um papel fundamental para que a comunicação seja mais do que o acesso à informação, que seja um direito de todos e de todas”, ressaltou Rosane, que interviu em nome da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS).

Saudando a presença de centenas de blogueiros de 32 países e de 16 Estados brasileiros, a dirigente cutista destacou que “este movimento tem um papel central para fazer a disputa na sociedade e irradiar experiências”, o que considera fundamental para enfrentar a reação dos barões da mídia. “Para democratizar a comunicação e garantir liberdade de expressão, precisamos de um novo marco regulatório”, sublinhou Rosane, que também é uma das dirigentes do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

Promovido pelo Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé e pela Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação (Altercom), o evento tem por tema “O papel da blogosfera na construção da democracia”, reunindo até sábado nomes de expressão como Pascual Serrano, do Rebelión; Ignácio Ramonet, do Le Monde Diplomatique;  e  Kristinn Hrafnsson, porta-voz do WikiLeaks.

O presidente do Barão de Itararé, Altamiro Borges, parabenizou a participação de cada um que se fez presente para fortalecer a “batalha de idéias” e sublinhou que a luta por um marco regulatório para a comunicação brasileira e por uma banda larga barata e de qualidade necessita de ampla mobilização popular. "Estas são bandeiras que nos unificam e que nos ajudam a enfrentar os impérios midiáticos deformadores de comportamentos e manipuladores da informação", enfatizou Miro, destacando que o êxito da iniciativa se deve também à inestimável contribuição de companheiros como Joaquim Palhares, da Carta Maior, e da jornalista Natália Viana, do WikiLeaks, que conseguiram ampliar a rede internacional.

Diante de um dos esplendores da engenharia brasileira, que consumiu conforme o belo vídeo institucional de Itaipu uma quantidade de cimento equivalente à construção de 210 Maracanãs e ferro para 380 torres Eiffel, o presidente da Altercom, Renato Rovai, exortou os presentes a se empenharem para “construir a democracia na comunicação aproveitando o que a inteligência humana colocou à nossa disposição”.  De acordo com Rovai, que é editor da revista Fórum, a realização do evento em Foz do Iguaçu “espaço geográfico que une fronteiras”, dialoga com a perspectiva da luta pela integração em novos patamares. Infelizmente, ressaltou, ainda temos bo Brasil  “mais conexões culturais com os países europeus e com os EUA do que com está ao nosso lado. Mas o fato desse evento acontecer aqui ajuda a nos aproximar da América Latina, a construir um espaço que permita a construção de ações políticas reais",”

Conclamando a todos para que se contagiem com “a energia vibrante das águas dos rios Paraná e Iguaçu”, e fortaleçam o debate sobre as novas mídias e sua relevância para a democracia e o desenvolvimento, o superintendente da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, fez um resgate do trabalho social da empresa, que junto com a Sanepar é uma das patrocinadoras do evento.

Em sua saudação o secretário nacional de Comunicação do Partido dos Trabalhadores, André Vargas, reiterou o compromisso do PT com a construção de um novo marco regulatório da mídia e informou que nos próximos dias será realizada uma manifestação na capital paulista, onde a sociedade brasileira vai se expressar em defesa da democracia nas comunicações. Vargas também destacou o compromisso do partido com o Plano Nacional de Banda Larga, frisando que a internet deve ser “de qualidade, barata e, se possível, gratuita”.

Entre outros combatentes pela democratização encontram-se em Foz o jornalista Mariano Vázquez, da Central dos Trabalhadores da Argentina (CTA) e o equatoriano Oswaldo León, da Agência Latino-Americana de Informação (ALAI).

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: direcao@cntsscut.org.br – tesouraria@cntsscut.org.br – imprensa@cntsscut.org.br

CNTSS – Brasília - SCS - QD.01 Bloco "I"- Ed. Central - 12º andar - Salas 1.201 e 1.208 - CEP: 70.304-900 – Brasília/DF
Telefone: (0xx61) 3224-0818 | E-mail: df@cntsscut.org.br