Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > AS COMEMORAÇÕES AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER -2012 DO SINDSAÚDE-GO

As comemorações ao Dia Internacional da Mulher -2012 do SindSaúde-GO

13/03/2012

Em busca de valorização e respeito às mulheres

Escrito por: Sindsaúde/GO.

O mês de março iniciou este ano com as atividades em comemoração ao dia 08 de março com o tema “Coragem, Poder e Liberdade – Mulheres na luta por igualdade, autonomia e transformação social” com atividades durante todo o mês de março sendo desenvolvidas para marcar as reivindicações de políticas públicas para as mulheres, organizado pelo Fórum Goiano de Mulheres(FGM) com parceria de várias entidades, entre elas, o Sindsaúde/GO. A programação foi aberta na sexta-feira, 02, às 9 horas, no Grande Hotel – Av. Goiás, em Goiânia, com uma exposição de fotos da artista Antonieta de Santana e memórias do FGM e das entidades feministas, de mulheres e entidades sindicais. A Presidenta do Sindsaúde, Maria de Fátima Veloso, que esteve presente como integrante do FGM e Secretária da Mulher trabalhadora da CUT/GO, historicamente o Sindsaúde e a CUT sempre contribuíram na luta pela emancipação feminina e o fim da violência e da discriminação de gênero. À noite, houve apresentação de chorinho e samba também em homenagem as mulheres.

No dia 8 de Março, houve várias atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, e dentre elas, a assinatura do Decreto de criação do Conselho Municipal de Direitos para as Mulheres e do decreto que assegura a sustentação orçamentária para este conselho o Sindsaúde representado pela Presidenta Maria de Fátima Veloso e Secretária da Mulher Trabalhadora (CUT/GO), esteve presente nesta solenidade de suma importância para as mulheres goianas que aconteceu no Paço Municipal com o Prefeito de Goiânia. Maria de Fátima fez parte da mesa das autoridades, e considera este conselho um grande avanço para as mulheres do nosso município. Logo após, Maria de Fátima se fez representar pela CUT e Sindsaúde na solenidade no Palácio das Esmeraldas em comemoração ao dia 08 de março com exposição que reuniu cerca de 110 artistas plásticos na exposição “O Olhar da Arte na Condição Feminina” de vários artistas plásticos goianos.

No período da tarde, foi realizada a “Marcha das mulheres do campo e da cidade: Coragem, poder e liberdade” que teve a participação de aproximadamente 70 instituições, entre organizações de mulheres, sindicatos, a Central única dos Trabalhadores e sua presidenta Bia de Lima que se fez presente em toda a caminhada, além de associações e poder público. A concentração foi às 14 horas na Praça do Bandeirante, onde as mulheres seguiram pela Av. Goiás até a Praça Cívica, se juntando com as mulheres via campesinas( MST e MCP) e seguindo para a Praça Universitária.A coordenação da marcha foi feita de forma colegiada, e Fátima Veloso fez parte desta coordenação. Estiveram presentes na marcha algumas parlamentares como a Deputada Federal Marina Santanna (PT), a vereadora Tatiana Lemos (PC do B), Deputada Estadual Isaura Lemos (PC do B) e o Deputado Estadual Mauro Rubem (PT). A partir das 17 horas, o FGM realizou o Show Mulheres em Canto 2012 – Coragem, Poder e Liberdade. Atrações como as cantoras Maíra, Cláudia Vieira, DJ Carol, Girlie Hell, entre outras, fizeram parte da programação do show.

Com as atividades, as mulheres goianas pretendem resgatar a história dos movimentos feministas em Goiás e ratificar a importância deles na continuidade da luta pelos direitos das mulheres. Entidades, organizações e órgãos membros ou parceiros do Fórum Goiano de Mulheres já estão realizando atividades alusivas ao Dia da Mulher desde o início de fevereiro e têm ações programadas até abril.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]