Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > TRABALHADORES DA SAÚDE DE MINAS COBRAM , ALÉM DE REAJUSTES, DIREITOS TRABALHISTAS E INVESTIMENTOS EM SAÚDE

Trabalhadores da Saúde de Minas cobram , além de reajustes, direitos trabalhistas e investimentos em saúde

09/05/2012

Nova Assembleia dia 17 de maio

Escrito por: Imprensa SindSaúde/MG

 A campanha salarial dos trabalhadores da saúde teve continuidade após uma assembleia geral da categoria no dia 24 de abril.

As manifestações dos trabalhadores mostraram o cenário da saúde em Minas: condições precárias de trabalho, assédio moral, falta de pessoal e desvalorização do trabalhador. O projeto de lei que reajusta o salário dos médicos da Fhemig também foi lembrado durante a assembleia. Os trabalhadores reivindicam o mesmo tratamento para todos os trabalhadores da saúde, entendendo o setor como uma equipe multiprofissional.  

“Não somos contra o reajuste dos médicos, mas queremos que os trabalhadores da saúde possam ser valorizados em sua totalidade”, disse Renato Barros, diretor do Sind-Saúde/MG. Essa também foi a fala de outros trabalhadores que afirmaram que o médico não trabalha sozinho na saúde e nem consegue exercer todas as funções necessárias.

 Unificação das lutas

O trabalhador da Fundação Ezequiel Dias (Funed) e diretor do Sind-Saúde, Érico Colen afirmou que os trabalhadores da saúde devem unificar a luta por uma pauta importante para todos. Segundo ele, nenhum trabalhador está satisfeito com o plano de carreiras e é a revisão dele que poderá mudar a realidade de péssimos salários para todos.

Repressão

As ameaças e perseguições com objetivo de desmobilizar os trabalhadores para a assembleia foram denunciadas. A diretora do Sind-Saúde/MG, Neuza Freitas relatou diversas situações de repressão que os trabalhadores sofreram e vem sofrendo e parabenizou a coragem e disposição dos trabalhadores para lutar por seus direitos.

Valorização da formação 

O diretor do Sind-Saúde e servidor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Isael Queiroz cobrou uma política de valorização da formação do trabalhador. Isael também apresentou a proposta de diminuir o tempo para que o servidor apresente uma titulação para garantir a promoção. Hoje o servidor demora muito tempo para conseguir subir na carreira. O diretor aproveitou para informar os trabalhadores que na Unimontes a reivindicação da categoria foi atendida e foi formada a primeira turma de pós-graduação para os servidores.

Unidades

Os trabalhadores também usaram o microfone para relatar situações gravíssimas que acontecem em diferentes unidades. Foi o caso do Hospital Júlia Kubitschek (HJK), em Belo Horizonte, o Hospital Antônio Dias, em Patos de Minas, o Hospital João Penido, em Juiz de Fora e a Colônia Santa Izabel em Betim. 

Técnicos de enfermagem

As recentes notícias veiculadas na imprensa sobre os erros de técnicos de enfermagem também foi assunto durante a assembleia. Denúncias de sobrecarga de trabalho e falta de infraestrutura foram comuns aos técnicos de enferamgem. Foi aprovado uma moção de repúdio ao desserviço que a imprensa faz ao explorar de forma equivocada esta situação, não atacando os reais problemas para os erros na saúde e destruindo os trabalhadores. 

Nova assembleia

Os trabalhadores aprovaram a data para a próxima assembleia. Será realizada, também no pátio da ALMG, no dia 17 de maio. Renato Barros reafirmou o grande desafio dos trabalhadores este ano para que tenham as negociações retomadas e com avanços. “Temos que conscientizar cada trabalhador sobre a responsabilidade desta mobilização nas negociações com o governo”, alertou.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]