Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > RIO SERÁ SEDE DE CENTRO MUNDIAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Rio será sede de centro mundial para o desenvolvimento sustentável

22/06/2012

A ideia é manter o acesso ao ideário da Eco92 e também desta conferência de 2012 e manter um constante diálogo sobre o desenvolvimento sustentável

Escrito por: Virginia Toledo, Rede Brasil Atual

Rio de Janeiro – Em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o governo brasileiro informou hoje (22) que o Rio de Janeiro será sede do Centro Mundial do Desenvolvimento Sustentável, o Centro Rio+. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, fez o anúncio. “O centro é um resultado concreto da Rio+20 e um tributo ao legado da Eco92. A ideia é manter o acesso ao ideário da Eco92 e também desta conferência de 2012 e manter um constante diálogo sobre o desenvolvimento sustentável”, definiu.

O lançamento do Centro Rio+ conta com apoio inicial de 25 instituições brasileiras e internacionais, como o próprio Pnud, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG), Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-habitat) e Organização Internacional do Trabalho (OIT). Do lado brasileiro, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o BNDES, Instituto Global para Tecnologias Verdes e Emprego da Universidade Federal do Rio de Janeiro (GIGTech, Coppe/UFRJ).

“A presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, disse que não só é possível crescer, incluir e proteger ao mesmo tempo, mas também que o desenvolvimento verdadeiramente sustentável exige que isto seja feito. Acreditamos na mesma coisa”, disse Helen Clark, administradora do Pnud. O investimento total será de US$ 3 milhões a US$ 5 milhões, com doações de todos os parceiros envolvidos. A ministra de Meio Ambiente antecipou que sua pasta será financiadora de pelo menos 10% dos recursos do centro.

O Centro Rio+ será inicialmente hospedado pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), no Campus da Ilha do Fundão. O órgão dará continuidade às discussões iniciadas pelos Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável, que antecederam a Rio+20, com objetivo de garantir a participação da sociedade e de especialistas.

Ao finalizar o anúncio, no último dia da conferência oficial, a ministra Izabella Teixeira reafirmou a importância dos resultados concretos já alcançados, como a mudança de posições hegemônicas, antes entre Norte e Sul, e agora com discussões descentralizadas, e com cada país consciente do importante papel na aplicação de programas locais de sustentabilidade.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]