Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > FETESSESC PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE REDE DE COMUNICAÇÃO DOS SINDICATOS DA CUT

Fetessesc participa de reunião sobre rede de comunicação dos sindicatos da CUT

23/02/2015

Com a participação de jornalistas e dirigentes sindicais, o encontro apresentou os desafios para avançar na democratização da mídia e como está a comunicação nos sindicatos e na Central

Escrito por: Fetessesc

 

 

Com o objetivo de criar e alimentar uma rede de comunicação entre os sindicatos CUTistas e fortalecer a comunicação da classe trabalhadora, a Fetessesc participou, na terça (10/02),  de uma reunião entre dirigentes e jornalistas das entidades da CUT, que aconteceu no auditório do Sindicato dos Bancários, no centro de Florianópolis.

 

Na parte da manhã, a diretora de formação da Federação, Tatiane de Castro, e a jornalista da entidade, Camila Rodrigues da Silva, apresentaram os veículos de comunicação da Fetessesc: site, boletim semanal, jornais trimestrais e revista anual. Também foi apresentado o projeto “Minha dor e o trabalho“, que visa dar voz aos trabalhadores da saúde que sofrem com doenças e acidentes de trabalho, contanto a história em primeira pessoa.

 

As outras entidades participantes também compartilharam sua estrutura de comunicação, apresentando quais as ferramentas que utilizam, o que vem dando certo e o que precisa avançar. “Este foi um momento importante para conhecer a realidade dos nossos sindicatos e a partir daí, pensar ações para fortalecer a comunicação com os trabalhadores de Santa Catarina”, ressaltou Inês Fortes, professora do estado e Secretária de Comunicação da CUT-SC.

 

Palestrante debate sobre a disputa na comunicação

 

O evento, que contou com a participação de mais de 35 pessoas, começou com uma palestra do assessor de comunicação da CUT nacional, Alex Capuano. Ele apresentou um breve histórico sobre a disputa de poder pelos meios de comunicação e o uso da tecnologia ao longo dos anos e, a partir disso, elencou os desafios para garantir uma comunicação mais democrática e que dê voz aos trabalhadores e aos movimentos sociais. “Temos um grande latifúndio midiático, políticos importantes e influentes são donos de grandes veículos de comunicação. O poder e controle das informações estão concentrados nas mãos de 10 famílias, eles que decidem o que o povo vai ver, ouvir e saber”.

 

Alex ainda destacou o posicionamento do recém-reeleito, presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha do PMDB-RJ. “Eduardo Cunha foi um dos que mais lutou contra o Marco Civil da internet, que hoje é considerada uma das leis mais avançadas do mundo. Dentre suas missões da pauta conservadora, uma das principais, é enterrar a lei dos meios de comunicação”, avaliou Alex.

 

Encaminhamentos

 

Algumas ações já foram definidas para formar a rede de comunicação da CUT-SC, como a criação de um grupo de e-mails e de facebook para que os jornalistas e dirigentes possam trocar matérias sobre as lutas dos seus sindicatos com todas as entidades CUTistas.

 

Além disso, ficou evidente a necessidade de envolvimento dos dirigentes frente ao tema da comunicação. Por isso, está prevista a realização de um Seminário político que trate sobre a importância da comunicação na disputa de hegemonia na sociedade. O seminário será construído com os participantes desta reunião e está previsto para o 2º semestre de 2015.

 

Com informações da CUT-SC | Foto: Silvia Medeiros 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]