Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > SINDSAÚDE MG SE REÚNE COM GOVERNO DO ESTADO PARA DISCUTIR PAUTA DOS TRABALHADORES

Sindsaúde MG se reúne com governo do estado para discutir pauta dos trabalhadores

26/02/2015

Com a pauta de reivindicações em mãos, o secretário afirmou que será formada uma comissão com participação das secretarias envolvidas para discutir cada item apresentado pelos trabalhadores

Escrito por: Sindsaúde MG

 

O governo estadual prepara para a primeira quinzena de março a apresentação da proposta de reajuste do funcionalismo, retroativo ao ano de 2014,  e estabelecer em conjunto com o Sindicato um calendário de negociações sobre a pauta de reivindicações gerais e especificas. Essa foi a informação repassada pelo secretário de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, em reunião com o SindSaúde MG. O encontro ocorreu na quarta-feira (25/02) no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).


Com a pauta de reivindicações dos trabalhadores em mãos, o secretário afirmou que será formada uma comissão com participação das secretarias envolvidas para discutir cada item apresentado pelos trabalhadores. O Sindicato reafirmou a necessidade da sinalização por parte do governo para cumprir alguns compromissos assumidos ainda em campanha eleitoral e outros que são históricos para a categoria. Dentre eles, a prioridade para discutir nessas rodadas de negociação são a promoção por escolaridade, a reestruturação do plano de carreira e a redução da jornada de trabalho sem redução salarial.


Outros informes foram dados durante a reunião sobre os assuntos que vem chamando a atenção dos servidores. A pauta de reivindicações entregue pelo SindSaúde MG contempla os servidores da SES/MG, Fhemig, Hemominas, Funed, Unimontes e ESP.


Prêmio de produtividade


O governo garante que em março irá anunciar a data de pagamento do prêmio de produtividade. "Com toda certeza não vamos retirar nenhum direito. Vamos colocar claramente quando vamos cumprir o direito” disse o secretário para os sindicalistas.


Trabalhadores querem mudança total


Durante a reunião, a direção do SindSaúde MG reafirmou a anseio dos trabalhadores para uma gestão mais participativa e democrática. A primeira mudança que os trabalhadores querem sentir é nos locais de trabalho, com a retirada da gestão autoritária e sem compromisso com o serviço público. A renovação dos cargos em todo o Sistema Estadual de Saúde foi mais uma vez afirmada pelo secretário.


Férias-prêmio


O Secretário afirmou que será reeditado o decreto que revogou as férias-prêmio afim de não prejudicar o trabalhador. Segundo ele, a nova norma que começará a valer em março irá normatizar o gozo das férias-prêmio, que poderá ser requerida pelo servidor de acordo com a conveniência da gestão. “O que nós não concordamos definitivamente é com o que aconteceu no antigo governo que é privilegiar os cargos de alto escalão. E a única forma que vimos de fazer isso foi padronizar para todos.”


Contas do Estado


Garantido que irá preservar a folha de pagamento, Helvécio também falou sobre o déficit do orçamento, que de acordo com ele, a situação que encontraram é muito pior do que tiveram conhecimento na transição do mandato. As contas do Estado que deverão ser apresentadas na Assembleia Legislativa tiram R$6 bilhões do orçamento de Minas Gerais. Helvécio afirmou que esta é a primeira vez na história que o governo mineiro recebe um orçamento com défict. 


O governo disse que os cortes não ocorrerão somente no Executivo. O Legislativo, Judiciário e Ministério Público também dividiram o ônus da dívida. O SindSaúde MG convoca os trabalhadores a ficarem atentos e acompanhar a aprovação do orçamento na Assembleia Legislativa (ALMG) para garantir os direitos do funcionalismo.

  
IPSEMG e Previdência


O secretário sinalizou mudanças na estrutura do Ipsemg. Nas etapas de negociações que começarão no início de março, a proposta caminha para a retomada da real autonomia do Instituto e a recomposição do conselho gestor.  Na oportunidade das negociações sobre o Ipsemg, o SindSaúde MG irá retomar as discussões de medidas que prejudicaram os trabalhadores, como a coparticipação e o sucateamento do patrimônio dos servidores.  

    

Outro ponto abordado pelo governo foi sobre o rombo no fundo de previdência promovido pela antiga gestão. Para o secretário, o assalto feito pelo governo tucano ao Funpemg  – que foi inclusive denunciado pelo SindSaúde – foi ilegal e deve ser recomposto. O governo estuda uma forma de reconhecer legalmente o erro do governo anterior. 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]