Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > CNTSS/CUT E FENAS DIVULGAM PESQUISA SOBRE ASSISTENTES SOCIAIS REALIZADA PELO DIEESE

CNTSS/CUT e FENAS divulgam pesquisa sobre Assistentes Sociais realizada pelo DIEESE

02/07/2015

SASERJ divulga também Relatório Final da mobilização realizada em Brasília, entre os dias 16 e 18 de junho, em defesa dos projetos de leis voltados à categoria da assistência social

Escrito por: SASERJ

 

Na quarta-feira, 24 de Junho de 2015, a FENAS (Federação Nacional dos Assistentes Sociais) divulgou o Relatório Final da mobilização realizada em Brasília nos dias 16, 17 e 18 de Junho de 2015. As diretoras da FENAS: Margareth Dallaruvera, Edinamar Oliveira, Rosalda Prado e Vanessa Ramos participaram - junto com outros representantes do movimento sindical e pré-sindical, do Conselho Federal de Serviço Social e assistentes sociais ‘de campo’ de vários estados brasileiros - de uma intensa mobilização na Câmara de Deputados no Distrito Federal com o intuito de garantir o apoio dos parlamentares para aprovação de diversos Projetos de Leis de interesse da categoria. Dentre eles: o 5278/09 , que versa sobre o piso salarial dos profissionais de Serviço Social; o PL 428/2015, voltado para a inclusão do assistente social na equipe de estratégia de Saúde da Família; e o PL 3688/2000, que dispõe sobre a inclusão de assistente social no quadro de profissionais de educação.

 

Na oportunidade, foram realizadas visitas a diversos deputados, sobretudo aqueles diretamente envolvidos com os Projetos de Lei acima mencionados, como os deputados Pauderney Avelino, DEM/AM, e Alice Portugal, PCdoB/BA.

 

Foi divulgado também o estudo recente realizado pelo DIEESE a pedido da própria Federação e da CNTSS/CUT - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social sobre o perfil dos assistentes sociais no Brasil.

 

Este estudo mapeia a situação dos assistentes sociais até 2013, identificando e cruzando informações a partir de fontes oficiais, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD-IBGE), para análise dos ocupados acima de 10 anos (conforme critério de ocupação do IBGE), e a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho e Emprego.

 

A pesquisa avalia a ocupação dos assistentes sociais inseridos formalmente no mercado de trabalho (requisito da RAIS), a distribuição dessa força de trabalho nas diversas regiões do país, a concentração nos principais espaços sócio-ocupacionais, o padrão remuneratório médio, a natureza jurídica das entidades empregadoras, o tempo médio de permanência nos vínculos empregatícios, o índice oficial de sindicalização e outros dados relacionados às transformações operadas no mundo do trabalho que também atingiram aos profissionais de Serviço Social.

 

Uma cópia da pesquisa foi entregue aos parlamentares. O objetivo dessa ação foi ajudar a subsidiar de forma qualificada e comprovada a situação dos assistentes sociais e, assim, sensibilizar os deputados para a emissão de pareceres favoráveis dos parlamentares no que tange aos projetos de leis pleiteados.

 

 

 

 

 

          Clique aqui e baixe o relatório na íntegra

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 (Clique aqui e baixe a pesquisa na íntegra)

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]