Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > SINDSAÚDE MG: REDUÇÃO DA JORNADA SAI PARA PARCELA DOS TRABALHADORES

Sindsaúde MG: Redução da jornada sai para parcela dos trabalhadores

02/09/2015

Sindicato quer que governo apresente proposta de revisão da carreira

Escrito por: Sindsaúde MG

 

 

Uma das lutas históricas dos trabalhadores da saúde começa a ganhar corpo em Minas Gerais. A redução da jornada de trabalho sem prejuízo do salário será implementada para trabalhadores do Grupo de Atividades da Saúde e do Hospital Universitário da Unimontes que  cumprem o regime de plantão.

 

Essa foi a proposta apresentada pelo governo estadual durante negociação com o SindSaúde MG, na segunda-feira (31/08). A reunião era aguardada pela categoria que reivindica, além da redução da jornada de trabalho para todos os trabalhadores da saúde, a revisão do plano de carreiras.

 

O governo deixou claro que neste momento a proposta não vale para todos os servidores da saúde. De acordo com a proposta apresentada, serão atingidos mais de 7 mil trabalhadores e trabalhadoras. Sem estabelecer os prazos para a implantação, o governo adiantou que nessa proposta inicial estão de fora servidores da SES, Funed e ESP.

 

Para a Fhemig e Hemominas, os setores ainda serão debatidos especificamente. A presidente da Hemominas, Junia Cioff, adiantou ainda que nos setores onde existem plantonistas a jornada de 30 horas poderá ser estendida para todos. O SindSaúde manteve sua reivindicação para toda categoria.

 

Já a revisão da carreira de trabalho ficou sem proposta concreta. A única sinalização do governo seria para a redução da primeira promoção, que descontaria o tempo do estágio probatório, passando dos 8 anos inicias para 5. O Sindicato questionou a proposta tímida do governo. Em relação ao item da promoção da carreira, o SindSaúde exige a redução do tempo para 3 anos para todos os trabalhadores.

 

Com todas as críticas apresentadas pelo Sindicato, foi estabelecido uma ampliação do prazo para que o governo estude novas propostas para resolver as graves distorções na carreira. Ficou acertado que em 50 dias uma nova reunião discutirá uma proposta concreta de revisão no plano de carreira.

 

O Sindicato aproveitou o momento para questionar o governo sobre as nomeações do concurso da SES, a inclusão dos ex-bolsistas da Colônia e dos aposentados para recebimento do abono de R$190,00.

 

Outra informação repassada na reunião diz respeito ao vale-alimentação e vale-transporte. Segundo o governo, o direito passará a valer para todos os trabalhadores da saúde, independente do acordo de resultados.

 

Após a reunião, trabalhadores (as) que aguardavam o resultado das negociações comemoraram a conquista das 30 horas para servidores da servidores da Fhemig, Hemominas e hospital Universitário da Unimontes.

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]