Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > DIRIGENTES DA CNTSS/CUT VISITAM AGÊNCIA QUE RECEBE O PILOTO DO PROJETO INSS DIGITAL

Dirigentes da CNTSS/CUT visitam Agência que recebe o piloto do Projeto INSS Digital

28/03/2017

Trabalhadores foram a APS de Mossoró, RGN, para conhecer in loco projeto do INSS que deverá ser implantado em todo o país até final de 2018

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

 

A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social participou, entre os dias 22 a 24 de março, de apresentação do Projeto INSS Digital. A proposta do acompanhamento in loco foi tirada em reunião realizada em 10 de março entre as entidades nacionais dos servidores públicos federais e a direção do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social. As entidades querem avaliar o projeto e suas consequências para o trabalhador antes que seja ampliado para outras unidades. A experiência piloto vem sendo desenvolvida na APS – Agência da Previdência Social de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

 

Representaram a Confederação Antônio Paz, servidor APS Pina GEX Recife, e Alzira S. Soares, servidora da APS Corredor do Bispo GEX Recife, ambos do SINDSPREV/PE.  O INSS Digital é uma das propostas do INSS apresentadas aos trabalhadores e que deve ser implantada em todas as agências até o final de 2018. O gerente Executivo de Mossoró, Francisco Ozimar, acompanhou a visita e apresentou os objetivos, o novo fluxo de atendimento e os resultados a serem alcançados a partir da transformação dos processos físicos em digitais.

 

As etapas que compõem a nova dinâmica de trabalho são relativamente simples. A primeira consiste numa triagem inicial realizada por um estagiário encarregado de observar o serviço de interesse, proceder na assinatura do requerimento e a reprodução digital de toda a documentação do beneficiário. Num outro momento do atendimento um servidor fará a autenticação on line da documentação e será criada uma “tarefa” que será encaminhada à ferramenta GET – Gerenciador de Tarefa sem numeração específica.

 

Neste momento, o gestor, no caso o chefe de benefício da unidade, direcionará a demanda para o desenvolvimento de um servidor capacitado com as informações para dar conta do serviço. Nesta etapa será gerado um número do benefício e terá início a contagem de 45 dias para a conclusão do trabalho. É solicitado ao servidor a conclusão de seis benefícios dias. O número ideal seria de até três.

 

De acordo com os representantes da Confederação, é nesta última etapa do trabalho que se apresenta um problema no fluxo ao ser identificado o represamento de processos. Foi também observado que o servidor deve ter conhecimento de informática para acessar as várias ferramentas digitais para definição do processo. Toda vez que o segurado voltar a agência para desdobramento de exigências terá que cumprir a mesma sequência de etapas.

 

Os dirigentes também foram conhecer a experiência realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mossoró a partir de convênio assinado com o INSS. O sindicato realiza todo o processo do INSS Digital e encaminha ao Gerenciador de Tarefas finalizar o atendimento. O resultado das visitas deverá ser analisado pelos dirigentes da Confederação que participam das discussões junto ao INSS.

 

O INSS espera obter os seguintes resultados: celeridade; fim do agendamento; atendimento à distância; segurança na análise do despacho; transparências das ações; melhoria na qualidade de vida e processos de trabalho; padronização das ações; redução do número de atendimentos presenciais; extinção da pessoalidade e subjetividade na análise do processo; distribuição equitativa das tarefas; distribuições de tarefas entre unidades distintas; acompanhamento gerencial em tempo real; melhoria do clima organizacional e da satisfação entre os servidores; redução nos custos de funcionamento das unidades.

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]