Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > SINDICATOS E FEDERAÇÕES DA CNTSS/CUT PARTICIPAM DO 08 DE MARÇO EM TODO O PAÍS

Sindicatos e Federações da CNTSS/CUT participam do 08 de março em todo o país

09/03/2018

Entidades filiadas à Confederação foram às ruas para levar as várias bandeiras de lutas do movimento feminista, da classe trabalhadora, contra o golpe de 2016 e por mais democracia

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

 

O 08 de março, Dia Internacional da Mulher, foi celebrado em todo o país, e também em escala mundial, como um momento de resistência e de muita luta por direitos civis e trabalhistas. Um fenômeno que sacudiu e chamou a atenção do planeta para as reivindicações das mulheres. No Brasil, incontáveis manifestações e atos foram realizados durante o dia reunindo um número incomensurável de manifestantes, em sua maioria absoluta de mulheres do campo e da cidade, para comemorar as vitórias conquistadas com a organização e mobilização permanentes e para chamar a atenção da sociedade sobre as várias bandeiras de lutas do movimento feminista, da classe trabalhadora, contra o golpe de 2016 e por mais democracia.

 

O principal ato promovido pela CUT – Central Única dos Trabalhadores na capital paulista aconteceu na avenida Paulista e reuniu mais de dez mil manifestantes. Uma grande multidão exigindo mais democracia, mais direitos, fim da violência contra as mulheres, igualdade no mercado de trabalho e de oportunidades, além de uma série de reivindicações específicas da luta cotidiana das mulheres.  O ato teve início na praça Oswaldo Cruz com uma caminhada até o MASP – Museu de Artes de São Paulo. Entre as paradas realizadas pelos manifestantes houve a que ocorreu em frente à sede da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Neste momento, os manifestantes lembraram o golpe apoiado pela FIESP que levou ao poder o ilegítimo Michel Temer e seu projeto ultraconservador e neoliberal que elimina direitos, privatiza e esfacela a soberania nacional.

 

Dirigentes da CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, entre eles o presidente, Sandro Alex de Oliveira Cezar, a tesoureira, Célia Regina Costa, e a secretária de saúde do Trabalhador e secretária Geral Adjunta da CUT Nacional, Maria Aparecida Faria, acompanharam o ato realizado na capital paulista. Também estiveram presentes lideranças de vários sindicatos da capital e da Região Metropolitana filiados à Confederação. Para a tesoureira da entidade, o ato foi muito importante por levar para a rua as reivindicações das mulheres. Segundo ela, a participação expressiva e a diversidade representadas na avenida Paulista são fatores positivos na construção da luta das mulheres e foi possível de perceber acontecendo nos demais Estados do país.

 

“O ato na Paulista foi um grande momento para a luta das mulheres. Tivemos um número bastante expressivo de entidades representando uma importante diversidade. Os participantes, entre eles mulheres, homens, crianças, jovens e idosos, puderam se manifestar a respeito das Contrarreformas Trabalhista e da Previdência, pedir mais democracia e investimentos públicos, divulgar o combate à toda a forma de violência contra as mulheres, cobrar igualdade de gênero no mercado de trabalho e, de forma muito intensa, manifestar o respeito ao direito da mulher sobre seu próprio corpo, como exemplo a questão do aborto. É muito rico presenciar toda esta diversidade buscando cidadania e direitos,” afirma Célia Costa.

 

Em artigo divulgado recentemente, a secretária de Mulheres da Confederação, Maria de Fátima Veloso, reiterou a relevância do 08 de março dentro da estratégia de lutas das mulheres de uma forma geral. Também destacou a especificidade do embate para as mulheres da Seguridade Social, pois elas são maioria nos espaços de trabalho nas áreas da Saúde, Assistência e Previdência Social. Além deste caráter protagonista, há a defesa permanente das políticas e programas desenvolvidos pela Seguridade Social. São ações que atingem prioritariamente as mulheres e estão sofrendo um desmonte sistemático por parte do governo Temer.


“A defesa do SUS está entre as prioridades que defendemos. A própria estruturação de uma rede de atendimento à mulher vítima de violência passa pelas atribuições do SUS. Os mesmos problemas de desmonte e sucateamento são reproduzidos na Previdência e Assistência Social. A Seguridade Social foi tema prioritário na Constituição Federal de 1988. Os trabalhadores(as) e movimentos sociais conquistaram importantes vitórias naquele momento e não podemos retroceder. Atualmente vemos as manobras de Temer contra o SUS e a Previdência Social com a clara intensão de entregar os dois sistemas à iniciativa privada, inclusive ao capital internacional,” destaca Veloso.

 

A CNTSS/CUT mobilizou seus Sindicados e Federações para participarem ativamente dos atos em suas cidades. Lideranças destas entidades e trabalhadores e trabalhadoras de suas bases foram às ruas para defender os direitos das mulheres, o combate à violência contra a mulher, o fim da desigualdade no mundo do trabalho, o fim de legislações conservadores, as lutas contra a misoginia e o feminicídio, entre tantos outros temas. Estes trabalhadores também reafirmaram a importância de mais investimentos em políticas e serviços públicos.

 

Fotos de algumas atividades da CNTSS/CUT pelos Estados:

 

Atos do 08 de março de 2018 da CNTSSCUT - Alagoas

Atos do 08 de março de 2018 da CNTSSCUT - São Paulo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atos do 08 de março de 2018 da CNTSSCUT - São Paulo

Atos do 08 de março de 2018 da CNTSSCUT - Pernambuco

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atos do 08 de março de 2018 da CNTSSCUT - Maranhão

Atos do 08 de março de 2018 da CNTSSCUT Mato Grosso Sul

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atos do 08 de março de 2018 da CNTSSCUT - Maranhão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atos do 08 de março de 2018 da CNTSSCUT - Goiás

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atos do 08 de março de 2018 da CNTSSCUT - Bahia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atos do 08 de março de 2018 da CNTSSCUT - Bahia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atos do 08 de março de 2018 da CNTSSCUT  - Sergipe

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atos do 08 de março de 2018 da CNTSSCUT  - Sergipe

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atos do 08 de março de 2018 da CNTSSCUT - Espírito Santo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atos do 08 de março de 2018 da CNTSSCUT - Rio de Janeiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atos do 08 de março de 2018 da CNTSSCUT -Passo Fundo (RS)

 

Atos do 08 de março de 2018 da CNTSSCUT- Rio Grande do Sul

Atos do 08 de março de 2018 da CNTSSCUT - RGS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]