Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > APÓS AUDIÊNCIA, PERMANECE GREVE DE FUNCIONÁRIOS DA CPTM

Após audiência, permanece greve de funcionários da CPTM

02/06/2011

Escrito por: Folha de São Paulo

Após audiência, permanece greve de funcionários da CPTM CAROLINA LEAL
DE SÃO PAULO

Terminou sem decisão a audiência entre a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e os sindicatos de ferroviários na manhã desta quinta-feira no Tribunal Regional do Trabalho. Mais cedo, sindicalistas se reuniram com o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, mas também não decidiram encerrar a greve nas seis linhas da companhia. Os trens transportam 2,4 milhões de pessoas todos os dias.

Ficou combinado na audiência, intermediada pelo desembargador Davi Furtado, que os três sindicatos de ferroviários vão antecipar suas assembleias para as 17h, quando vão definir os rumos do movimento grevista.
Segundo o desembargador, caso as partes não cheguem a um acordo sobre a greve, sua continuação ou interrupção será decidida pela Justiça em uma audiência às 18h.

A proposta do desembargador Furtado é de que a paralisação seja suspensa hoje, e que os funcionários continuem em estado de greve durante as negociações com a CPTM.

Caso nenhum avanço seja feito, a Justiça do Trabalho determinará uma solução para o impasse no dia 15 de junho. Antes disso, no dia 10, haverá uma nova reunião no TRT para avaliar o andamento das negociações salariais.

Paralelamente à proposta, o desembargador decidiu dobrar o valor da multa a ser aplicada pelo descumprimento da decisão de terça-feira (31), quando o TRT determinou que 90% dos trens circulassem nos horários de pico e 70% nos demais horários.

O valor subiu de R$ 100 mil para R$ 200 mil, mas uma eventual aplicação da multa --e quem seria responsável pelo pagamento-- será decidida em outra oportunidade.

Os funcionários estão em greve por não terem chegado a um acordo de reajuste salarial com a companhia --os sindicatos pedem aumento de mais de 8%, mas a proposta da CPTM está em 3,27%. Os funcionários também reivindicam aumento no tempo de licença-maternidade, no vale-refeição e mudanças no plano de careira.
Segundo os sindicalistas, o secretário Fernandes se comprometeu, na reunião da manhã, a conversar com o governo e apresentar uma nova proposta aos trabalhadores.

LOTAÇÃO
Com a greve nos trens, muitas pessoas estão recorrendo ao metrô, provocando lotação nas estações.

Ontem, a categoria já tinha paralisado as atividades parcialmente, afetado as linhas 12-Safira e 11-Coral. Hoje, a greve se estendeu às demais linhas, atingindo as 89 estações da CPTM, que atendem 22 cidades da região metropolitana.

Para minimizar os problemas com a greve, a SPTrans (empresa que gerencia o transporte em SP) prolongou até o metrô Itaquera o itinerário de 21 linhas que levam regularmente passageiros à estação Guainazes e três que atendem a estação José Bonifácio.

ÔNIBUS
Motoristas dos ônibus que ligam São Paulo a sete cidades do ABC Paulista também estão em greve. A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) informou que oficiais de Justiça estão vistoriando terminais de ônibus para verificar o cumprimento da decisão judicial que determinou a circulação de 80% da frota.

Segundo a EMTU, a greve atinge 14 das 19 empresas de transporte metropolitano e prejudicou 200 mil passageiros ontem. As cidades atingidas pela paralisação são: Mauá, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Ribeirão Pires, Diadema, Santo André e Rio Grande da Serra.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]