Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > EM ROMA, PERSONALIDADES E SINDICALISTAS ITALIANOS PEDEM LIBERDADE PARA LULA

Em Roma, personalidades e sindicalistas italianos pedem liberdade para Lula

08/04/2019

Em vídeo, presidente da CUT diz que Lula é um preso político e só está preso por lutar pelos direitos humanos e dos trabalhadores: "Solto, Lula é um instrumento na luta dos trabalhadores por direitos"

Escrito por: CUT

 

 

Cerca de 200 pessoas, entre brasileiros e italianos, entre elas mais de 30 personalidades italianas – de intelectuais, juristas, políticos a sindicalistas -, participaram na quinta-feira (4), na sede da Confederação Geral Italiana do Trabalho (CGIL), em Roma, de ato pela liberdade do ex-presidente Lula, mantido preso político na sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde 7 de abril do ano passado, como mostra reportagem de Gina Marques da RFI.

 

A manifestação foi organizada pelo Comitê Internacional Lula Livre e contou com a participação de Gilberto Carvalho, ex-ministro nos governos de Lula e de Dilma Rousseff. O diretor da FAO, José Graziano da Silva, e o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, que não puderam estar presente ao evento enviaram vídeos que foram exibidos para a plateia.

 

Na abertura foi projetado um breve vídeo contando a história do ex-presidente brasileiro. Em seguida foi lida uma carta que Lula enviou ao Comitê Internacional Lula Livre.

 

“Esses moralistas sem moral agora têm posições e poder dentro do novo governo, que foi eleito apenas porque impediram minha candidatura. Mas quem está na prisão é Lula, que nunca possuiu um apartamento ou terreno, que nunca assinou contratos com a Petrobras, que nunca teve contas secretas como as da fundação que agora está em aberto - Lula”

 

Massimo D'Alema, ex-primeiro-ministro italiano e amigo pessoal de Lula, e Roberto Vecchi, professor da Universidade de Bolonha especializado em cultura brasileira, afirmaram que a prisão de Lula representa um perigo para a democracia brasileira e internacional.

 

A sindicalista Susanna Camusso, ex-secretária geral da CGIL e atual responsável pelas relações internacionais Da entidade, abriu o evento contando que esteve com outros dirigentes em Curitiba na Vigília Lula Livre, que fica nas proximidades da sede da Polícia Federal e criticou a Justiça brasileira que nada fez contra o golpe de estado.

 

“Queremos Lula livre protestando contra o uso da Justiça para legitimar um golpe de Estado e para impedir o retorno de regimes fascistas- Susanna Camusso”

 

Em seguida, Gilberto Carvalho leu o seu discurso em italiano. Além de reivindicar o reconhecimento da inocência de Lula e ressaltar os resultados do ex-presidente no combate à miséria no Brasil, o ex-ministro fez autocrítica dos governos liderados pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

 

Autocrítica

 

"Cometemos graves erros, não foi suficiente a inclusão de 40 milhões de brasileiros na cultura e na política, deixamos as armas aos inimigos. Falimos também quando caímos na lógica da política institucional burocrática e erros da corrupção", disse Gilberto Carvalho. O ex-ministro acusou também a imprensa de cumplicidade na campanha de desmoralização de Lula e o que qualificou de ilegítima condenação do ex-presidente pelo crime de corrupção.

 

“Quem foi preso não foi só Lula e sim um projeto de inclusão social. Temos que unir o grito pela liberdade de Lula ao grito contra a reforma criminal da previdência  - Gilberto Carvalho”

 

Na sequência, os organizadores projetaram o vídeo com a mensagem do diretor geral da FAO, José Graziano da Silva, que agradeceu os projetos de Lula para combater a fome, lembrando que esses projetos foram implantados com sucesso na África.

 

No vídeo que enviou ao Comitê, também exibido no evento, o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, disse que “o presidente Lula é um preso político no Brasil. E só está preso por lutar pelos direitos dos trabalhadores e os direitos humanos”.

 

Vagner lembrou dos atos pela liberdade de Lula que serão realizados no dia 7 de abril, quando “a prisão absolutamente ilegal do presidente Lula fará um ano” e agradeceu o apoio dos companheiros e companheiras italianos e de outros países pela liberdade de Lula.

 

O presidente da CUT falou, ainda, que a liberdade de Lula é muito importante para os trabalhadores do Brasil e no mundo. Em especial, aqui no Brasil onde “governos fascistas atacam direitos dos trabalhadores”.

 

Ele falou ainda sobre a importância de Lula solto para a luta dos brasileiros contra a reforma da Previdência e a MP 873, que tem como objetivo asfixiar o movimento sindical.

 

“ Lula solto é um instrumento fundamental para esta luta- Vagner Freitas”

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]