Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > CUT VAI LANÇAR FILME PARA RELEMBRAR A 1A. CONFERÊNCIA DA CLASSE TRABALHADORA

CUT vai lançar filme para relembrar a 1a. conferência da classe trabalhadora

28/09/2011

Escrito por: Da CUT Nacional (Blog do Artur Henrique)

CUT vai lançar filme para relembrar a 1a. conferência da classe trabalhadora Parte da produção foca nas reações de Lula enquanto assiste imagens feitas há 30 anos durante a realização do encontro

Do lado esquerdo da tela, o Lula de hoje meneia a cabeça como a relembrar cada palavra daquele Lula que, do lado direito da mesma tela, dá uma entrevista trinta anos atrás, durante a 1ª Conclat (Conferência da Classe Trabalhadora), realizada em 1981.

O que se desenrola na tela é o filme “Lula Relembra a 1ª Conclat 30 anos Depois”, produção da CUT e da Tatu Filmes, com participação da ViaTV. A primeira metade da fita, finalizada no segundo semestre deste ano, registra as reações do ex-presidente enquanto ele assiste a si mesmo durante uma exibição do filme “1ª Conclat”, realizado pelo diretor Adrian Cooper em 1981 - o único registro audiovisual do grande encontro de dirigentes sindicais que daria origem à CUT.

“Lula Relembra a 1ª Conclat 30 Anos Depois” terá uma sessão especial de lançamento no próximo dia 10, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, a partir das 20h. O filme também será distribuído em DVD para os participantes da 13ª Plenária Nacional da CUT, que acontece entre os dias 4 a 7 de outubro.

“Puta merda, que cara feio”, espanta-se o Lula de hoje diante da aparição daquele que, blusa de lã azul sobre uma camiseta vermelha e crachá no peito, dá uma entrevista para os realizadores do documentário de 1981. “Se a Marisa vir isso aí, eu vou ter de agradecer ela por ter se casado comigo”.

Enquanto vai, aos sobressaltos, citando o nome dos companheiros de Conclat que surgem repentinamente na tela - muitos ele sabe onde estão e o que fazem hoje, de todos lembra a categoria e o que faziam 30 anos atrás - Lula dá pistas de seu pensamento atual.

Sorri ao acompanhar trecho do documentário em que é lida resolução em defesa da estatização dos bancos. Noutro, em que um orador vocifera contra a “partidarização” do encontro, Lula comenta que “havia muita preocupação com o PT” - ele refere-se aos grupos que decidiram não participar da fundação da CUT, oriundos do PCB, MR8 e outros partidos mais antigos. “A tradição naquela época era partido de trabalhadores dirigidos por intelectuais, e o PT nascia dirigido por trabalhadores”, comenta o ex-presidente.

Na segunda metade de “Lula Relembra…”, o ex-presidente é entrevistado pelo jornalista Daniel Brazil e reflete sobre os dois momentos. Sobre a diferença entre os grupos que não participaram da fundação da CUT, diz: “A gente tinha uma concepção de organização sindical de base que o outro pessoal não tinha”. Em outro trecho, diz: “A gente manteve a coerência e nossos princípios estão em pé”.

Quase ao final do filme, um comentário que não deixa de ter um tom amargo: “Tinha companheiro que estava lá antes de mim e ainda está. Ou seja, isso dificulta a renovação”.
A exibição de “Lula Relembra…” na Cinemateca vai ser antecedida pelo filme “1ª Conclat”, que foi restaurado pela CUT e também virou DVD.

Serviço
“Lula Relembra a 1ª Conclat 30 Anos Depois”
Sessão especial na Cinemateca dia 10 de outubro, às 20h
Endereço: largo Senador Raul Cardoso, 207. Vila Mariana, São Paulo.
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]