Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > PRESIDENTE DA CNTSS/CUT PARTICIPA DE LIVE DA ISP NA SEGUNDA-FEIRA, 18/05, 12H00

Presidente da CNTSS/CUT participa de Live da ISP na segunda-feira, 18/05, 12h00

14/05/2020

Transmissão ao vivo será feita pelo facebook da ISP Interamérica e apresenta o debate sobre o trabalhador de áreas essenciais na pandemia e a Campanha Trabalhadores protegidos salvam vidas

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

O presidente da CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, Sandro Alex de Oliveira Cezar, participa na segunda-feira, 18 de maio, a partir das 12 horas, de transmissão ao vivo, live, para discutir a situação dos trabalhadores das áreas essenciais neste momento de combate ao coronavírus (Covid-19). A iniciativa é da ISP – Internacional dos Serviços Públicos, entidade presente em 156 países e que agrega mais de 30 milhões de trabalhadores, e a transmissão ocorrerá pelo facebook da entidade (isp interamerica)

 

A transmissão desta segunda contará com as contribuições de Rosa Pavanelli, secretária Geral da ISP; Juneia Batista, do Conselho Diretor da ISP; Denise Motta Dau, secretária sub-regional da ISP Brasil; e de Jocelio Drummond, secretário Regional da ISP Interaméricas. O tema proposto é homônimo à Campanha que vem sendo realizada pela entidade desde final de março, em parceria com a Confederação e inúmeras outras entidades de trabalhadores dos serviços essenciais. A cada semana há um encontro com estas lideranças onde são analisados e avaliados os resultados de um questionário on line que faz parte da estrutura da campanha.

 

Recentemente, em 05 de maio, Sandro Cezar participou de uma transmissão ao vivo realizada pelo Sindsaúde SP - Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo sobre os resultados preliminares da campanha. Naquele momento, foram focados os dados colhidos até 30 de abril. Dos 2.575 questionários respondidos foi possível traçar o seguinte perfil dos participantes: o estado com maior participação é São Paulo, seguido pelo Ceará; 88% são respostas de profissionais da saúde; 73% são mulheres; a enfermagem é a categoria que mais participou.

 

Sobre a realidade apontada, pode-se destacar, em termos gerais, a excessiva jornada de trabalho diária: 35% trabalham doze horas e 38% até 8 horas. Ou seja, cargas muito superiores às determinadas pela OMS – Organização Mundial da Saúde de 30 horas semanais. Sobre EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, 11% não recebem nada; 65% dizem que recebem em quantidade e qualidade inferior ao preconizado pela OMS. São dados que confirmam as denúncias da CNTSS/CUT e suas entidades sobre esta realidade.

 

Também foram observadas respostas que conduzem à confirmação que um número grande de profissionais vive hoje sobre forte stress físico e psicológico devido ao constante contanto com situação de intenso sofrimento. Há uma grande apreensão nestes profissionais pela falta de infraestrutura, o medo da contaminação pessoal, dos pacientes e dos familiares. Tudo isto acontece sem nenhum acompanhamento profissional especializado para este momento de grande sofrimento emocional. Ficou confirmado, ainda, a falta de treinamento para este período, que tem a ver com o uso dos equipamentos e protocolos de segurança específicos para pandemias.

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]