Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > ISP MANTÉM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA SEMINÁRIO TRABALHADORAS E TRABALHADORES PROTEGIDOS SALVAM VIDAS

ISP mantém inscrições abertas para seminário Trabalhadoras e Trabalhadores Protegidos Salvam Vidas

21/08/2020

Seminário reunirá dirigentes das entidades parceiras para uma análise dos resultados finais da campanha e discussão dos possíveis desdobramentos

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

A ISP – Internacional de Serviços Públicos está com as inscrições abertas para o Seminário “Trabalhadoras e trabalhadores protegidos salvam vidas”. O evento, que acontece na terça-feira, 25 de agosto, das 14 às 17 horas, por videoconferência, é resultado da campanha de mesmo nome realizada no país pela ISP e suas entidades parceiras. A proposta do Seminário é apresentar os resultados, realizar uma análise da campanha e propor encaminhamentos e recomendações para fortalecer a conquista de trabalho decente nos níveis nacional e internacional.

 

A campanha foi uma iniciativa mundial da ISP e ganhou a versão nacional que aconteceu de 31 de março a 15 de julho. A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social foi uma das entidades parceiras aqui  no país. O projeto envolveu também inúmeras entidades representativas dos trabalhadores que atuam nos serviços essenciais, como saúde, assistência social, educação, segurança pública, sistema prisional, judiciário, asseio e conservação, limpeza pública, coleta de resíduos sólidos, funerárias e cemitérios, água e saneamento, energia e também o setor de tributação.

 

A iniciativa teve como objetivo coletar informações junto aos trabalhadores das diversas categorias consideradas essenciais sobre as reais condições de trabalho neste momento da crise sanitária do Covid-19 com a finalidade de subsidiar suas entidades representativas para pressionarem os diversos governos, entidades filantrópicas e empresariais a melhorarem as condições de trabalho e de atendimento da população. Os resultados parciais que foram divulgados neste período permitiram inúmeras ações de grande importância para a segurança destes trabalhadores e da população.

 

A defesa dos trabalhadores essenciais, com destaque aos do setor da saúde, tem sido uma das prioridades da CNTSS/CUT e de suas entidades filiadas e tem se desdobrado no estabelecimento de estratégias para cobrar dos governantes e empresários medidas eficazes de segurança para estes trabalhadores. Outra forma encontrada para expandir esta ação tem a ver com a realização de parcerias com entidades e organismos nacionais e internacionais. A Confederação reuniu seus dirigentes, em 30 de julho, para discutir sobre os resultados finais da campanha e apresentar sugestões que foram encaminhadas à ISP sobre possíveis desdobramentos desta iniciativa.  

 

Foram respondidos 3.636 questionários on line disponibilizados no site da campanha. Desde total, a maior parte foi de profissionais da área de saúde (3.056), mulheres (2.714) e servidoras públicas (2.339). Durante todo este tempo foi possível denunciar a falta de estrutura, de EPIs – equipamentos de proteção individual, extensa jornada de trabalho, falta de testagem, trabalhadores de grupo de risco mantidos nos locais de trabalho, entre tantas mazelas a que foram e estão sendo submetidos estes profissionais.

 

O evento será transmitido também pelo Facebook da ISP Interamericas, porém por meio desta rede social será possível assistir mas não participar do debate. Clique no link abaixo para realizar a inscrição. O link de acesso será enviado posteriormente por email.

 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc7ifo_r_dvD6eFqs7y2eFGE0tigxXwiObCmfhPP47v0Zm1kw/viewform

 

 

Veja a programação do seminário:

 

 

SEMINÁRIO VIRTUAL

“TRABALHADORAS E TRABALHADORES PROTEGIDOS SALVAM VIDAS”

 

 

Data: 25 de agosto de 2020- terça-feira

Horário: das 14h às 17h15

Plataforma: Zoom

 

14:00

 

Abertura

 

Denise Motta Dau – Secretária Sub regional - ISP Brasil

Jocelio Drummond- Secretário Regional - ISP Américas

 

14:10 

 

“De cara com o perigo” - enfrentando a pandemia. Relatos sobre as condições de trabalho na saúde e serviços essenciais.

 

Julimar Roberto - Presidente da CONTRACS – Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços. Apresentação sobre a situação do setor de Limpeza e Coleta de Resíduos Sólidos.

 

João Batista Gomes – Dirigente do SINDSEP- Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo. Apresentação sobre a situação do serviço funerário.

 

Valdirlei Castagna – Secretário Geral da CNTS – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde. Apresentação sobre a situação do setor privado de saúde. 

 

Cleonice Ribeiro - Presidenta do SINDSAÚDE- SP- Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo. Apresentação sobre a situação do setor público de saúde.

 

14:50

 

“O Trabalho mora em casa” - ponderações sobre o teletrabalho.

 

Luba Melo- IAMREC- Comitê Executivo Regional Interamericano da ISP e SINDSEP-SP - Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo.  Informes da nova Pesquisa da ISP sobre as condições de trabalho na América Latina 

 

Sérgio Arnoud - Presidente da FESSERGS- Federação Sindical dos Servidores Públicos no Estado do Rio Grande do Sul

 

15:10

 

“Notícias do Front” - apresentação dos resultados da pesquisa nacional realizada no âmbito da Campanha internacional da ISP “Trabalhadoras e Trabalhadores Protegidos Salvam Vidas”.

 

Jandir Pauli – Professor e pesquisador do IMED. Associado do CEAP - Centro de Educação e Assessoramento Popular.

 

Patrícia Pelatieri – Economista e Coordenadora de Pesquisas e Tecnologia do DIEESE- Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos

 

15:40

 

Superando o velho normal: o que precisa ser modificado?  Análise dos resultados da pesquisa realizada no âmbito da Campanha da ISP “Trabalhadoras e Trabalhadores Protegidos Salvam Vidas” e desafios.  

 

Dra. Maria Helena Machado –nSocióloga, Pesquisadora e Coordenadora da Pesquisa “Condições de Trabalho dos Profissionais de Saúde no Contexto da Covid 19 no Brasil” da FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz.

 

Dr. Ronaldo Lima dos Santos - Procurador e Coordenador do Grupo de Trabalho Nacional sobre COVID 19 do Ministério Público do Trabalho.

 

16:20

 

Diálogo Sindical: seguindo em luta pelo povo acima do lucro. Debate aberto para participantes.

                      

17:10

 

Leitura da Carta “Proteger para Salvar Vidas - o futuro do trabalho nos serviços essenciais” Sandro Alex de Oliveira Cezar - IAMREC - Comitê Executivo Regional Interamericano da ISP e Presidente da CNTSS – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social.

 

17:15

 

Encerramento

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]