Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > OUTUBRO ROSA: CAMPANHA TRAZ COMO LEMA MUDANÇA DE ESTILO DE VIDA COMO PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

Outubro Rosa: campanha traz como lema mudança de estilo de vida como prevenção ao câncer de mama

15/10/2020

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que os hábitos saudáveis ajudam a prevenir até 30% dos casos de câncer de mama no país

Escrito por: Sindsaúde SP

 

Outubro é o mês da conscientização contra o câncer de mama e a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lançou um movimento de conscientização intitulado “Quanto Antes Melhor”. A ideia é a seguinte: quanto antes se adotar um estilo de vida mais saudável, melhor será para prevenir a doença.

 

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que os hábitos saudáveis ajudam a prevenir até 30% dos casos de câncer de mama no país.

 

Como estilo de vida saudável, a campanha da SBM sugere a prática regular de atividades físicas – 150 minutos semanais de prática moderada ou 75 minutos se for mais vigorosa - e uma boa alimentação, priorizando alimentos frescos e naturais. Além disso, deve-se evitar bebidas alcoólicas e o cigarro.

 

A SBM também recomenda exame anual de mamografia para todas as mulheres a partir dos 40 anos ou antes para aquelas com histórico familiar da doença.

 

Mas é sempre bom lembrar que conhecer o próprio corpo é importante para ajudar na prevenção. Realizar o autoexame ajuda a detectar possíveis nódulos ou outras alterações.

 

Lembre-se sempre:quanto mais precoce for o diagnóstico, mais chances há de cura, além de o tratamento ser menos agressivo. Por isso, ao sinal de qualquer alteração nas mamas, procure um médico. Inclusive, a mamografia pode ser feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), assim como o tratamento.

 

Casos

 

O Outubro Rosa nasceu na década de 1990, tendo sido criado por uma fundação norte-americana, com o propósito de alertar mundialmente a respeito da doença, a que mais atinge mulheres no mundo e também aqui no Brasil.

 

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que, em 2020, foram registrados 66.280 novos casos de câncer de mama no país, representando 29,7% do total de cânceres que atingem as mulheres. Em 2019, foram 59.700 novos casos.

 

O Atlas da mortalidade por Câncer de 2018 mostra ainda que, das 17.763 mortes em consequência do câncer de mama, 17.572 foram mulheres e 189, homens.

 

A doença

 

Segundo o site na internet do INCA, o câncer de mama “é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama”. Essa multiplicação origina células anormais, que se multiplicam e formam o tumor. Como há vários tipos de câncer de mama, alguns tumores têm desenvolvimento mais rápido enquanto outros, mais devagar.

 

Causas

 

Não há somente uma causa para o câncer de mama, mas a idade é um dos fatores mais importantes. Conforme dados do INCA, cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos.

 

Entre os fatores que também contribuem para a doença estão obesidade e sobrepeso após a menopausa; primeira menstruação antes dos 12 anos; histórico familiar de câncer de mama e ovário, falta de atividades físicas; tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas; exposição frequente a raio-x, uso de contraceptivos hormonais e ter feito reposição hormonal pós-menopausa por mais de cinco anos. 

 

Ainda de acordo com o INCA, os casos de câncer de mama de caráter genético e/ou hereditário correspondem a apenas de 5 a 10% do total de casos da doença.

 

Profissionais de saúde: cuidem-se!

 

As mulheres representam 71% do universo de profissionais de saúde do país e todas têm um papel muito importante no cuidado com os outros.

 

Mas você, profissional, tem cuidado da sua saúde? Mude hábitos, adote um estilo de vida mais saudável e previna-se contra o câncer de mama.

 

O SindSaúde-SP apoia o Outubro Rosa porque quer ver você muito bem.

 

 

 

 

 

Fonte: https://bit.ly/340S9KV

 

 

 

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: direcao@cntsscut.org.br – tesouraria@cntsscut.org.br – imprensa@cntsscut.org.br

CNTSS – Brasília - SCS - QD.01 Bloco "I"- Ed. Central - 12º andar - Salas 1.201 e 1.208 - CEP: 70.304-900 – Brasília/DF
Telefone: (0xx61) 3224-0818 | E-mail: df@cntsscut.org.br