Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > SINTFEFSP GO/TO: ATO PÚBLICO MARCA DIA DO APOSENTADO E DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

Sintfefsp GO/TO: Ato público marca Dia do Aposentado e da Previdência Social

26/01/2022

Dia 24 a nossa Previdência Social completará 99 anos

Escrito por: Sintffesp GO/TO

 

O Dia Nacional do Aposentado e o Dia Nacional da Previdência Social, comemorados todos os anos em 24 de janeiro, serão lembrados no País com mobilizações em defesa da Seguridade Social (Saúde, Previdência e Assistência Social) e de políticas públicas que reconheçam os direitos da população, em especial da mais vulnerável.


Em Goiânia, por iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência Social de Goiás e Tocantins – SINTFESP-GO/TO, será realizado no dia 24, às 9 horas (10h para atendimento à imprensa), na Praça do Bandeirante, um ato público com distribuição de um manifesto à população. Mas a programação alusiva às datas começa na sexta-feira, dia 21, com um carro de som circulando nas principais unidades do INSS e Ministério da Saúde da capital e a distribuição do mesmo manifesto aos trabalhadores e segurados do INSS. No domingo, dia 23, a panfletagem será na Feira Hippie.


A atividade tem o apoio do Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e da Soberania (que reúne dezenas de organizações da sociedade civil), da Central Única dos Trabalhadores (CUT-GO), da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-GO), da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT) e da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS).


Manifesto

 

Dia 24 a nossa Previdência Social completará 99 anos. Política de proteção social, ela é um dos maiores instrumentos de distribuição de renda, com presença nos mais de 5.568 municípios do Brasil, destaca o Manifesto à População Goiana, que também denuncia: “muitas mentiras são ditas para convencer o povo brasileiro de que a Previdência Social está quebrada, de que existe um déficit e que a Previdência Social tem que ser privatizada”.

 

Na carta, o SINTFESP-GO/TO e demais entidades que a subscrevem ressaltam: o financiamento da Seguridade Social está previsto na Constituição Federal e, para garantir que a Previdência Social seja sustentável financeiramente, “basta que o Estado Brasileiro seja mais responsável e faça uma gestão qualificada dos recursos” da Seguridade Social. “O grande problema é que no Brasil temos um alto grau de sonegação fiscal das empresas que recolhem as contribuições dos trabalhadores e trabalhadoras e não as repassam para o Fundo Previdenciário. Além disso, há frauds de quadrilhas organizadas que assaltam todo o sistema, gerando rombos astronômicos e de toda natureza contra o INSS”, enfatiza o Manifesto.


INSS

 

No dia 24, na Praça do Bandeirante, as entidades organizadoras do ato público também vão denunciar à população o que motiva o represamento, no País, de quase 1,8 milhão de requerimentos ao INSS, quase 50 mil deles do estoque represado em Goiás e outros 12 mil do Tocantins. Duas seriam as principais dificuldades para a conclusão de processos junto à autarquia: a falta de atendimento presencial, que facilita ao segurado entender com maior facilidade o que precise providenciar para ter acesso ao seu direito; e a falta de servidores – o déficit de pessoal no INSS é da ordem de 50% atualmente. Outro problema são as condições de trabalho.

 

 

 

Cláudio Marques – DRT 1534

 

 

Fonte: https://bit.ly/3fXOYZt

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]