Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > CNTSS/CUT MANIFESTA PESAR PELA MORTE DE MARGARIDA BARRETO

CNTSS/CUT manifesta pesar pela morte de Margarida Barreto

03/03/2022

Pioneira nos estudos sobre assédio moral no trabalho e assédio sexual e doutora em psicologia social, Barreto sempre esteve comprometida com as causas da classe trabalhadora

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

E com um sentimento de profunda tristeza que a CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social recebeu a notícia na data de hoje, 03 de março, do falecimento da médica, professora e pesquisadora, Margarida Barreto. Companheira de inúmeras contribuições realizadas junto à classe trabalhadora, Barreto deixa um grande legado e é com muito pesar que a Confederação, onde fez inúmeros amigos, divulga, por meio desta nota, esta lastimável perda.

 

Lendo sobre as homenagens feitas a esta grande pesquisadora é possível ver a sua importância e seu compromisso com a classe trabalhadora. Extraindo apenas duas frases dela publicadas nos sites da CUT – Central Única dos Trabalhadores e da Rede Brasil Atual é possível ver quanto visceral foi seu comprometimento com os trabalhadores. São elas, respectivamente: “O descaso com a saúde do trabalhador é comparável a um “homicídio culposo corporativo” e “Muito impactante constatar que o trabalho esteja sendo tão duro com as pessoas a ponto de, além dar o sangue e o suor, dar a vida em determinados casos”

 

Doutora em psicologia social, Barreto foi pioneira nos estudos sobre assédio moral no trabalho e também sobre assédio sexual. Rigorosa nas suas concepções, foi um exemplo na sua área de atuação na ciência. Seus estudos permitiram agregar inúmeros subsídios para a luta dos trabalhadores. A Confederação reitera que seu imenso legado foi e será sempre vital para as discussões de defesa da classe trabalhadora. Margarida Barreto, presente.


 

CNTSS/CUT - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]