Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > EM GREVE DESDE 10/3, TRABALHADORES DA ENFERMAGEM DO RIO LUTAM PELO PISO SALARIAL

Em greve desde 10/3, trabalhadores da Enfermagem do Rio lutam pelo piso salarial

05/04/2023

Os trabalhadores reivindicam a incorporação do piso nacional da enfermagem nos salários, além de reajuste salarial para recompor o poder de compra corroído pela inflação dos últimos anos e o respeito

Escrito por: CUT

 

Os trabalhadores da Enfermagem do Rio entraram hoje no 25º dia de greve nesta terça-feira (4). Ontem, enfermeiros, auxiliares e técnicos que atuam em hospitais e casas de saúde terminaram mais uma reunião sem acordo. As categorias reivindicam o pagamento do piso salarial, reajuste salarial para recompor o poder de compra destruído pela inflação dos últimos anos e o respeito ao direito de greve, sem assédio. Mas os empregadores ainda não ofereceram nenhuma proposta nesse sentido. O encontro foi mediado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1).

 

Entre as principais reivindicações dos trabalhadores estava a garantia dos empregos dos profissionais cujos contratos de experiência terminam durante a greve. Mas não houve acordo. Os representantes das OSs alegaram que não contratam nessa situação.

 

O Ministério Público do Trabalho (MPT) recomendou às OSs e à Riosaúde, empresa vinculada à Prefeitura do Rio, que os dias parados não sejam descontados dos funcionários. E que não haja “nenhum tipo de assédio” até que o TRT-1 decida sobre os requisitos da paralisação.

 

Patrões tentam inviabilizar movimento, dizem sindicatos

 

Durante a audiência, o TRT determinou que as Organizações Sociais e os representantes das categorias devem enviar as argumentações de defesa até 18 de abril.

 

Segundo os sindicatos dos Enfermeiros do Rio de Janeiro e dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Município do Rio de Janeiro, desde o início da greve, em 10 de março, a prefeitura do Rio e essas organizações da saúde tentam inviabilizar o movimento dos trabalhadores por meio da judicialização.

 

O pedido de liminar formulado pela prefeitura do Rio de Janeiro, por exemplo, solicita que a Justiça do Trabalho determine que 80% do efetivo das Organizações Sociais e da RioSaúde retornem a seus postos de trabalho, o que na prática significa a proibição da greve.

 

Pagamento do piso da Enfermagem foi suspenso pelo STF

 

O Município do Rio de Janeiro e a RioSaúde alegam que a greve está relacionada a um tema sobre o qual não têm ingerência. Isso porque a suspensão do pagamento do piso, estabelecido pelo Lei nº 14.434/2022, foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal.

 

Tramita também no TRT-1 outro dissídio relativo a essa greve, ajuizado pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde do Município do Rio de Janeiro.

 

 

 

CUT / RBA

 

 

 

Fonte: https://bit.ly/3K7Okr4

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]