Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > CNS E FIOCRUZ VÃO PROMOVER SEMINÁRIO PARA DEBATER SAÚDE DIGITAL, NA SEGUNDA 17/04

CNS e Fiocruz vão promover seminário para debater Saúde Digital, na segunda 17/04

06/04/2023

Objetivo é capacitar conselheiros de saúde, fortalecer a comunidade acadêmica e do controle social engajada na temática e abrir espaço para uma Conferência Livre de Saúde sobre Saúde Digital

Escrito por: CNS e Fiocruz

 

Estrutura pública para saúde digital, vazamento de dados no setor público e Complexo Econômico Industrial da Saúde estão entre os temas que serão debatidos no Seminário Saúde Digital, promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília. O evento será realizado em formato híbrido, na segunda (17/04), das 9h às 18h, no auditório interno da Fiocruz, e será transmitido ao vivo pelo Youtube do CNS e Fiocruz. Para participar, é necessário fazer inscrição no formulário online.

 

A cerimônia de abertura contará com a presença da secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, do presidente do CNS, Fernando Pigatto, e do coordenador do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) da Fiocruz Brasília, José Paranaguá de Santana.

 

O objetivo do seminário é capacitar conselheiros de saúde, fortalecer a comunidade acadêmica e do controle social engajada na temática e abrir espaço para a realização de uma Conferência Livre de Saúde sobre Saúde Digital, que permita a formulação de propostas para a 17º Conferência Nacional de Saúde.

 

A Saúde Digital ganhou relevância nos últimos anos trazendo riscos e potencialidades para a realização do direito à saúde. Com o aumento do uso das tecnologias de informação e da produção e coleta de dados de saúde, o tema tornou-se um item central na agenda da saúde. Ainda assim, diversas questões permanecem não respondidas, a começar pelo próprio conceito de Saúde Digital, que tem sido objeto de diversos debates.

 

O seminário, organizado pelas comissões intersetoriais de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica (CICTAF) e de Saúde Suplementar (CISS) do CNS, visa ampliar o debate e abordar os riscos associados ao uso desregulado de dados de saúde, especialmente para finalidades que contrariam os interesses de quem usa os serviços de saúde ou em contextos que ameaçam a segurança da população.

 

O seminário terá três mesas temáticas, sendo: Saúde Digital viabilizando o direito à saúde; Setor Privado: Colonização e Mercado de Dados em Saúde; Perspectivas e Futuro da Saúde Digital: Governança em Saúde Digital e Controle Social. A programação completa será divulgada em breve.

 

Nos últimos três anos, o CNS tem desenvolvido importantes ações em relação ao tema, entre elas participação ativa nas discussões em torno da regulamentação da prescrição eletrônica e da revisão da Política Nacional de Informação, Informática e Saúde, além de se posicionar em torno da proposta de Open Health, que além de pouco fundamentada em evidências mostrou-se carregada de riscos a usuárias e usuários de serviços de saúde.

 

Saiba mais:

O quê: Seminário Saúde Digital CNS

Quando: Segunda-feira, 17 de abril

Onde: Auditório interno da Fiocruz Brasília, com transmissão ao vivo pelo Youtube Ascom CNS

 

 

 

Fonte: https://bit.ly/3GyJDpo

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]