Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > CÂMARA ELEGE DEPUTADA ANA ARRAES PARA MINISTRA DO TCU

Câmara elege deputada Ana Arraes para ministra do TCU

21/09/2011

Escrito por: Agência Câmara

Câmara elege deputada Ana Arraes para ministra do TCU A Câmara elegeu nesta quarta-feira, com 222 votos, a deputada Ana Arraes (PSB-PE) para ministra do Tribunal de Contas da União (TCU). A deputada será a primeira mulher a ocupar o cargo de ministra do tribunal na vaga da Câmara. Ela assume vaga resultante da aposentadoria do ministro Ubiratan Aguiar.

O segundo mais votado foi o deputado Aldo Rebelo (PC-doB-SP), com 149 votos; o terceiro, o deputado Átila Lins (PMDB-AM), com 47 votos; o quarto, o deputado Damião Feliciano (PDT-PB), com 33 votos; o quinto, o deputado Milton Monti (PR-SP), com 30 votos; e o sexto, o auditor fiscal Rosendo Severo, indicado pelo PPS, com 10 votos. Houve dois votos em branco.

No discurso ainda como candidata, Ana Arraes ressaltou que tem crescido muito a participação das mulheres nos espaços de poder no Brasil, sobretudo com o governo da presidente Dilma Rousseff. "Entretanto, ainda temos um longo caminho a percorrer, pois a participação igualitária das mulheres no processo de tomadas de decisões é fundamental para o fortalecimento da democracia e para que a composição da sociedade esteja realmente refletida na função pública, nas políticas públicas e na legislação do País", afirmou.

Relembrando sua história de vida e a longa militância política, a deputada, que é advogada e ex-servidora do Tribunal de Contas de Pernambuco, disse ainda que se sente plenamente habilitada a ser a primeira ministra do TCU.

"Vou trabalhar para que o tribunal seja rigoroso com o gestor reconhecidamente perdulário ou improbo, mas que possa também exercer o relevante e estratégico papel pedagógico de orientar, capacitar e qualificar os gestores empenhados em servir ao Brasil", disse.

A deputada Ana Arraes tem 64 anos e é filha de Miguel Arraes, morto em 2005, que foi governador de Pernambuco por três vezes. Atualmente, ela exerce seu segundo mandato como deputada federal e é titular da Comissão de Defesa do Consumidor e vice-líder do bloco PSB-PTB-PCdoB. Ela é mãe do atual governador, Eduardo Campos (PSB).

Com a saída de Ana Arraes, assume sua vaga na Câmara o deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), que está no exercício do mandato na condição de suplente. Ele passa a ser titular, e em sua vaga assume o terceiro suplente Severino de Souza Silva (PSB-PE).

Reportagem - Murilo Souza
Edição - Wilson Silveira

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]