Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > AGENTES COMUNITÁRIOS > COORDENADOR DO SINDACS BA PARTICIPA DA JORNADA DAS COMISSÕES DO CNS

Coordenador do Sindacs BA participa da Jornada das Comissões do CNS

25/03/2014

No debate, os participantes colocaram na pauta assuntos como os 25 anos do sistema Único de Saúde (SUS) e a 15ª Conferência Nacional de Saúde

Escrito por: Sindacs BA

 

A Jornada das Comissões do Conselho Nacional de Saúde (CNS) foi realizada nos dias 11 e 12 de março, em Brasília. O Coordenador do Sindacs-BA e também secretário de combate ao racismo da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT) e membro titular da Comissão Intersetorial de Saúde da População Negra (CISPN), Robson Teixeira de Gois, participou do evento.

 

No debate, os participantes colocaram na pauta assuntos como os 25 anos do sistema Único de Saúde (SUS) e a 15ª Conferência Nacional de Saúde.

 

A Jornada das comissões do CNS tem por objetivo acolher os novos membros das comissões que compõem o CNS, realizar debate acerca da agenda da saúde e os 25 anos do SUS, realizar alinhamento com a pauta de preparação para as etapas da 15ª Conferência Nacional de Saúde, construir os planos de trabalho das comissões e pactuar cronograma de trabalho das comissões que compõem o CNS.

 

Participaram da Jornada parlamentares, membros do Conselho Nacional de Saúde, órgãos do ministério da saúde específicos de gestão da saúde da população negra como a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) e o Departamento de Gestão Participativa (DAGEP).

 

No CISPN o debate falou de estratégias para combater o racismo, intolerância religiosa e gênero no setor público e privado, planejamento da 4º conferencia de saúde do trabalhador construído com eixo população negra e planejamento da CISPN para o ano de 2014.

 

Comissões do Conselho Nacional de Saúde

 

As Comissões do Conselho Nacional de Saúde - CNS [constituídas pela lei nº 8.080/90] têm a finalidade de articular políticas e programas de interesse para a saúde. Com o objetivo de assessorar o pleno do CNS essas comissões fornecem subsídios de discussão para deliberar sobre a formulação da estratégia e controle da execução de Políticas Públicas de saúde.

 

Comissão intersetorial de saúde da população negra

 

A Comissão Intersetorial de saúde da população negra – CISPN - [criada pela resolução nº 395, de 22 de fevereiro de 2008], exerce as funções de fornecer subsídios efetivos ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) na temática da população negra; acompanhar a implementação da política nacional de saúde integral da população negra/Pnsipn; contribuir com os demais colegiados do controle social no monitoramento das ações e recursos destinados a essa população.

 

Direção Estadual do Sindacs-BA

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]