Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > AGENTES COMUNITÁRIOS > SINDACS BA PARTICIPARÁ DA 4ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA NA BAHIA

Sindacs BA participará da 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da trabalhadora na Bahia

01/04/2014

A etapa estadual ocorrerá na 2ª quinzena de maio e será precedida de conferências nas nove macrorregionais de saúde até 9 de maio

Escrito por: Sindacs BA

 

O SINDACS-BA Informa: Vem aí a 4ªConferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da trabalhadora na Bahia.  O contexto atual do mundo do trabalho caracteriza-se pela superposição de padrões antigos e de novas formas de adoecimento dos trabalhadores, decorrentes da incorporação de tecnologias e estratégias gerenciais.

 

Com o desenvolvimento e crescimento econômico em várias regiões do país, torna-se necessário fortalecer e dar efetividade às políticas públicas de promoção e proteção à saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras, especialmente aPolítica Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNST).

 

Diante disso, o Conselho Nacional de Saúde convoca a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O Conselho Estadual de Saúde da Bahia na 204ª. Reunião Ordinária, em 19 de dezembro 2013, aprovou a realização da 4ª. Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Bahia (4ª CEST BA). A etapa estadual ocorrerá na 2ª quinzena de maio de 2014, e será precedida de conferências nas nove macrorregionais de saúde até 9 de maio de 2014, tendo como tema central:Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e Todas e Dever do Estado.

 

A 4ª CEST BA tem por objetivo propor a efetivação da Política Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no SUS e eixo principal a “Implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNST) no Estado da Bahia”. E apresenta como subeixos:

 

I – O Desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador e da trabalhadora nas regiões de saúde e no estado da Bahia.

 

II – Fortalecer a participação dos trabalhadores e das trabalhadoras, da comunidade e do controle social nas ações de saúde do trabalhador e da trabalhadora.

 

III – Efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os princípios da integralidade e intersetorialidade nas três esferas de governo.

 

IV – Financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora nos municípios, Estados e União.

 

Entende-se que esse momento histórico de participação dos trabalhadores e das trabalhadoras e de implementação da PNST exige o engajamento e comprometimento dos Conselheiros/as de Saúde, gestores/as, trabalhadores/as e usuários/as do SUS, trabalhadores/as dos setores formais e informais da economia – trabalhadores/as domésticos, trabalhadores/as avulsos, trabalhadores/as agrícolas, autônomos/as, trabalhadores/as do serviço públicos, trabalhadores/as cooperativados e empregadores/as, estagiários/as, aposentados/as e desempregados/as, etc – e suas representações, associações, sindicatos e centrais sindicais, dentre outros, na construção de estratégias e propostas coletivas de melhorias das condições de trabalho e promoção e proteção da saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras em nosso estado.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:

Copyright @ CUT Central Única dos Trabalhadores | 3.820 - Entidades Filiadas | 7.890.353 - Sócio | 24.062.754 - Representados
CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP | Telefone (0xx11) 2108 9200 - Fax (0xx11) 2108 9310
CNTSS – Brasília - SCS - QD.01 Bloco "I"- Ed. Central - 12º andar - Salas 1.201 e 1.208 - CEP: 70.304-900 – Brasília/DF | Telefone: (0xx61) 3322 5062 e (0xx61) 3322-5060