Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > AGENTES COMUNITÁRIOS > ENTIDADES DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E DE ENDEMIAS SE REÚNEM COM MINISTRO DA SAÚDE

Entidades dos agentes comunitários de saúde e de endemias se reúnem com ministro da saúde

20/05/2016

Encontro encaminhou os próximos passos em busca do reajuste do piso salarial nacional

Escrito por: Sindacs PB

 

 

SINDACS PB participa de reunião no Ministério da Saúde e reajuste do piso está mais próximo. O tesoureiro geral e diretor da FENASCE, João Cavalcanti, representando o Estado da Paraíba, participou de reunião na segunda-feira, 09/05, que aconteceu no Ministério da Saúde e encaminhou os próximos passos em busca do reajuste de nosso piso salarial nacional.

 

O Ministério da Saúde apresentou o impacto financeiro do reajuste do piso considerando duas opções de índices: reajuste pelo IPCA: o valor do piso subiria para r$ 1.191,84; reajuste pelo INPC: o valor do piso subiria para r$ 1.199,38. Como principal encaminhamento, foi criado um grupo de trabalho com a participação da CNTSS/CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social), FENASCE (Federação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias), CONACS (Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde) e indicados pelo Ministério da Saúde nomeados através de uma portaria que deverá sair na próxima quarta-feira no Diário Oficial da União para, no prazo de 30 dias, apresentar ao ministro da saúde Marcelo Castro a proposta para reajuste do piso. O ministério ainda vai articular uma agenda com o CONASEMS e CONASS para viabilizar o pagamento do piso e aplicação nos municípios. 

 

Para Fernando Cândido, presidente da FENASCE, "este avanço só foi possível pela nossa luta em Brasília no dia 13 de abril, onde o ministro da saúde nos ouviu e encaminhou essa discussão para hoje". Robson Góis salienta que a CNTSS/CUT sempre esteve atuante nessa luta e demonstra otimismo quanto ao resultado que o grupo de trabalho deverá apresentar em breve. Já na ótica de João Cavalcanti, tesoureiro do Sindacs PB, valeu todos os esforços para de última hora participar desde momento tão importante, que em um futuro próximo apresentará o resultado que a tempos é esperado pela nossa categoria.

 

O coordenador geral do SINDACS/PB, Marcelo Paraíba convocará uma reunião com sua diretoria nos próximos dias para aprofundarmos a discussão sobre este assunto e podermos colaborar neste processo, são nessas horas que vemos quem realmente luta ao lado da categoria e quem tem outras motivações. 

 

Participaram da reunião: Heider Pinto (secretário SGTES), Robson Teixeira (diretor da CNTSS), Romário Gaudêncio (diretor do SINDSAUDE/ES), Ângelo D'agostini (diretor do DEGERTS/SGTES), Roberto Santos (diretor da FENASCE), Luís Claudio (diretor da FENASCE), Ney Barbosa (diretor do SINDSAUDE/MG), Ruth Brilhante (1ª vice presidente da CONACS), Débora Rodrigues (diretora do SINDSERCO), João Cavalcanti (diretor da FENASCE), Erica Oliveira (diretora da CONACS) e Fernando Cândido (presidente da FENASCE).

 fazer um blog

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]