Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > AGENTES COMUNITÁRIOS > FENASCE NA LUTA PELA FORMAÇÃO TÉCNICA PARA OS ACE E ACS

FENASCE na luta pela formação técnica para os ACE E ACS

30/07/2019

Oficina de Trabalho discute o currículo da formação técnica para ACS e ACE

Escrito por: FENASCE

 

Com o objetivo de levantar as informações que darão base para a elaboração da nova grade curricular do curso de formação técnica para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) promoveu, entre os dias 9 e 11 de julho, a Oficina de Trabalho Elaborando as Diretrizes para Cursos de Formação Técnica de ACS e ACE, realizada em Brasília (DF).

 

“É meta do Ministério da Saúde transformar agentes de saúde em técnicos de saúde, atribuindo-lhes mais competências e habilidades, para que possamos melhorar a saúde pública e mudar a realidade dos brasileiros. Os agentes de saúde são exemplos de que intervenções simples podem transformar o país e merecem nosso reconhecimento”, afirmou a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Mayra Pinheiro.

 

Durante os três dias de evento, os atores envolvidos com a temática se dividiram em grupos de trabalho e tiveram a oportunidade de analisar as atuais competências e discutir sobre o novo papel dos agentes de saúde, frente às mudanças sociais e epidemiológicas da população.

 

O diretor de Gestão da Educação na Saúde (DEGES), Hélio Angotti Neto, reiterou a importância da ação e reafirmou o compromisso da pasta em rever e atualizar o papel dos agentes, considerando as demandas sociais e a legislação. “Este é mais um passo em direção à grandes mudanças na saúde pública brasileira. O trabalho foi muito colaborativo e todos os participantes contribuíram com sugestões relevantes neste trabalho de revisão. Nosso objetivo é dar mais protagonismo aos agentes, oferecendo formação qualificada, fortalecendo o papel e potencial que eles têm para promover saúde à população”, explicou.

 

De acordo com a pasta, a publicação das novas diretrizes curriculares para a formação técnica dos ACS e ACE tem previsão para o final do ano e servirá como referência para a elaboração dos planos de cursos das escolas técnicas do país.

 

Além dos representantes da SGTES, estiveram presentes no evento a secretária-substituta de Atenção Primária à Saúde (SAPS), Caroline dos Santos, a diretora substituta do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis - (DEIDT/SVS), Wanessa de Oliveira, representantes das Escolas Técnicas do SUS, da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS) e da Federação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate as Endemias (FENASCE).

 

 

 

Por Priscilla Klein, do NUCOM/SGTES

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]