Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > MOVIMENTOS SINDICAL E NEGRO RECHAÇAM O GOLPISMO E DEFINEM CALENDÁRIO DE LUTAS

Movimentos sindical e negro rechaçam o golpismo e definem calendário de lutas

01/07/2016

Agenda prevê ato público na capital paulista

Escrito por: SNCR/CUT-SP

Representantes de dezenas de organizações do movimento sindical e do movimento negro aprovaram a união das entidades para o enfrentamento ao golpe em curso no Brasil e definiram um calendário de lutas.

Para o próximo Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, as entidades organizam uma grande marcha para reunir um milhão de negras e negros nas ruas de todo o país.

As atividades e o calendário estão entre os encaminhamentos do Seminário “Negras e Negros contra o golpe”, promovido pelas secretarias de Combate ao Racismo da CUT Nacional e da CUT São Paulo no último dia 22, no Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, no centro paulistano.

Além do embate ao golpe à democracia, os participantes do evento destacaram a importância da luta contra o desmantelamento de políticas públicas e de programas sociais que afetarão, sobretudo, a população negra.

“No dia 31 de julho, antes da votação do impeachment no Senado, prevista para agosto, a ideia é que ocorram ações descentralizadas em todo o país, como mobilizações e escrachos, que apresentem o posicionamento do movimento negro contra o golpe”, explica Edson França, da Unegro.

Confira o calendário:

16 de julho - Reunião nacional da Convergência da Luta de Combate ao Racismo no Brasil em Aracaju (SE);
31 de julho – Ações descentralizadas em todo o país contra o golpe;
27 de agosto - Plenária Nacional da Convergência Negra (local a definir);
20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra: Um milhão de Negras e Negras nas Ruas. Negras e negros na defesa da democracia

Para Maria Julia Nogueira, secretária de Combate ao Racismo da CUT Brasil, o fundamental na conjuntura é visibilizar esse posicionamento do movimento negro contra o golpe, especialmente porque o povo negro brasileiro representa 52% da população do país.

“O seminário foi organizado pela CUT, mas o objetivo é construir estratégias com os movimentos e o protagonismo é de todas as entidades, não da Central. O importante é que cada entidade se some à luta nesse momento”, destacou a sindicalista.

“Estamos conscientes da conjuntura, mas é preciso incorporar o recorte racial porque as negras e os negros não estão vendo sua identidade no processo de embate contra o golpismo”, completa Rosana Aparecida da Silva, secretária de Combate ao Racismo da CUT São Paulo.

Entre as articulações organizadas presentes no seminário estão a Convergência Negra, criada em novembro de 2015, em Salvador (BA), e composta por entidades de representação nacional como os Agentes Pastorais Negros (APN’s), a Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen) e o Fórum Nacional de Mulheres Negras.

O evento também teve a presença de movimentos sociais como a Associação Fala Negão/Fala Mulher; Negra, sim - Movimento de Mulheres de Santo André; Projeto Brasil Afroempreendedor; Rainha Nzinga Educação e Cultura Afro e Soweto Organização Negra.

Do movimento sindical participaram o Instituto Sindical Interamericano de Igualdade Racial (Inspir), a Federação Americana do Trabalho e Congresso de Organizações Industriais (AFL-CIO) e organizações cutistas dos ramos do comércio e serviços, educação, financeiro, metalúrgicos, municipais; químicos, saúde e seguridade social.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]