Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > NOTA DA FETRAF-SC SOBRE OPERAÇÃO “CARNE FRACA”

Nota da FETRAF-SC sobre Operação “Carne Fraca”

23/03/2017

Que os produtores não sejam novamente penalizados pela leviandade de ações precipitadas!

Escrito por: FETRAF-SC


    A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina – FETRAF SC, vem a público manifestar preocupação diante da “Operação Carne Fraca”, da Polícia Federal que iniciou no dia 17 de março. Entendemos a necessidade da apuração dos fatos, garantindo aos consumidores produtos de qualidade, aos trabalhadores o emprego, a economia a força desta cadeia produtiva. E de modo especial, que os produtores não sejam novamente penalizados pela leviandade de ações precipitadas, irresponsabilidade dos que só visam lucro ou ações de interesses políticos visando meramente prejudicar o país. 

    Lembramos que essa ação é semelhante a ocorrida há pouco mais de dois anos na ‘Operação do Leite Adulterado’ nos três estados do Sul, afetou de forma violenta toda cadeia produtiva. Desencadeou grande crise ao setor leiteiro, causando grandes prejuízos aos produtores e consumidores. Das consequências da época resultou no aumento de custo do produto ao consumidor final e redução no valor pago aos nossos produtores da Agricultura Familiar. Some-se as sequelas daquele processo com o fechamento de pequenas empresas, falência de agroindústrias, cooperativas e consequentemente a exclusão de muitas famílias que apostavam na cadeia produtiva, muitos deles até hoje não receberam pelo seu trabalho. 

    O Estado de Santa Catarina é grande destaque nacional e internacional há décadas na produção e exportação de proteína animal para os principais mercados de consumo mundial. Possuímos um dos mais qualificados sistemas de segurança sanitária do mundo, razão pela qual nossos produtos atende exigências dos grandes e exigentes mercados de consumidores mundial. Esta credibilidade, não provém apenas de ações governamental, empresarial, mas principalmente dos cuidados tomados pelos trabalhadores da agricultura na criação e produção da matéria prima para as grandes agroindústrias.

    A FETRAF representa uma grande parcela destes produtores familiares, que organizados em cooperativas, ou individual no sistema integrado contribuem para o fortalecimento do setor, e tem no mesmo, o meio de sobrevivência. Reafirmamos nossa posição de não compactuar com irregularidades, mas também de seguir acompanhando o desfecho deste processo desencadeado pela operação da Policia Federal. Pois, acreditamos na importância da fiscalização séria e sistemática, haja visto ser a mesma, parte do processo que quantifica e qualifica o nosso produto. Porém, não aceitaremos que casos isolados ou afirmações irresponsáveis coloque em risco toda cadeia produtiva e o meio de sobrevivência de milhares de trabalhadores rurais e urbanos em nosso país. 

    Assim, pedimos a apuração leal dos fatos e que os envolvidos direta e indiretamente com as denúncias, se provado culpabilidade sejam julgados conforme preconiza a justiça. Não permitiremos que fatos isolados de irregularidades no processo de produção industrial prejudique milhões de consumidores, operários urbanos e de modo especial os trabalhadores e trabalhadoras da agricultura, as mãos que honestamente trabalham e alimentam a Nação.

 Chapecó, 22 de Março de 2017.

 
Federação dos Trabalhadores e
Trabalhadoras na Agricultura Familiar
de Santa Catarina – FETRAF SC

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]