Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > ENTIDADES SINDICAIS NACIONAIS SE REÚNEM NA SEDE DO GEAP, E REIVINDICAM A ABERTURA DE NOVA JORNADA

Entidades Sindicais Nacionais se reúnem na sede do GEAP, e reivindicam a abertura de nova jornada

20/03/2009

Escrito por: Secretaria de Comunicação CNTSS


Impresa CNTSS

Irineu Messias da CNTSS/CUT, representando os sindicatos dos trabalhadores federais da seguridade social e representantes da CONDSEF (sindicatos gerais de servidores federais); FASUBRA (sindicatos dos servidores administrativos da universidades federais), FENADADOS (sindicatos dos trabalhadores da DATAPREV) e a SINAGÊNCIAS (servidores das agências nacionais de regulação); estiveram dia 18 de março na sede da GEAP, em Brasília, reunidos com a diretora executiva da GEAP Regina Parizzi, e a presidenta do Conselho Deliberativo do CONDEL, Vilma Ramos, tendo como pauta as reivindicações que já vem sendo discutida à tempos: a Suspensão imediata da decisão do CONDEL; a Extinção do pagamento da co-participação nos serviços oferecidos pela GEAP e a Reivindicação da participação das entidades sindicais nacionais, em todas as reuniões do CONDEL.

Regina Pariszzi iniciou a reunião fazendo um diagnóstico da situação da GEAP e a apresentação dos argumentos técnicos que serviram de base para a decisão do CONDEL que modificou a forma de cobrança das mensalidades dos usuários da GEAP, principalmente daqueles que em sua maioria integram o Geap Saúde, que antes pagava 8% (oito por cento) do salário,( com um teto máximo de R$ 400,00) além da co-participação por diversos serviços utilizados pelo servidor.

Após a decisão do CONDEL estes servidores passarão a pagar R$ 115,00 por dependente , ou seja, um servidor que antes pagava cerca de 240,00, se tiver 05 dependentes vai pagar 5 x 115= 575,00. Haverá muitos casos em que servidores pagarão cerca de mais de mil reais, além da co-participação.

Informou ainda que a instituição tem um déficit muito alto e se alguma coisa não fosse feita, poderia sofrer intervenção do ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar, como aconteceu, segundo ela, em vários outros planos de saúde, quando a Agência detectou seguidos déficits financeiros. Outras informações semelhantes foram acrescentadas pela presidenta do CONDEL, Vilma Ramos, no momento em que, fez questão de lembrar que durantes 03 meses,- de agosto a novembro, de 2008, foi realizado este debate com o CONDEL , e que portanto os servidores estavam informados deste assunto. Informou ainda que várias propostas foram analisadas pelo Conselho até chegar à proposta aprovada.

As representantes da GEAP continuaram a discorrer sobre os problemas financeiros enfrentados pela instituição, entre eles, segundo elas, a inadimplência. Quanto a isso os representantes sindicais mostraram que, com esta medida tomada a inadimplência vai aumentar mais ainda, pois os futuros valores serão muito altos; somando-se a isso os valores da co-participação obrigatória da maiorias dos serviços prestados pela GEAP.
Além da inadimplência, o déficit permanente e freqüente na casa de alguns milhões de reais, foi outro fator , segundo elas, para aumentar as mensalidades do plano.

“As entidades acharam bastante positivo,as informações passadas pelas representantes da Geap, contudo não se convenceram da medida adotada, visto que os servidores já estão bastantes endividados, inclusive pela Geap, analisa Irineu Messias.

“Os dirigentes presentes afirmaram que a nova modalidade e os valores das mensalidades vão “expulsar” muitos servidores do Geap Saúde que é o plano mais completo da instituição. Muitos servidores, foi afirmado ainda, estão indignados ante a possibilidade de perder a GEAP, na qual estão a mais de 25 anos, em alguns casos , a mais de 35 anos.

Por estas e outras razões as entidades de comum acordo reivindicam a suspensão imediata desta decisão e a abertura de uma jornada de negociação para encontrar outras alternativas que não esta, tão penalizadora para os servidores, além de impor a eles a provável perda de um plano de saúde que passou a vida inteira pagando. Na próxima quinta-feira, representante das entidades sindicais acima, irão estar presente no CONDEL para pressionar neste sentido”, finaliza o representante da CNTSS/CUT, Irineu Messias.



Relatorio-GEAP.doc
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]