Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > I ENCONTRO NACIONAL DE ATENÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR

I Encontro Nacional de Atenção à Saúde do Servidor

31/10/2008

Escrito por: CNTSS-CUT

Presidenta da CNTSS/CUT Maria Aparecida palestra sobre o tema “O controle social e as organizações por local de trabalho”

No Encontro a presidenta da CNTSS, Maria Aparecida do Amaral Godoi Faria, ministrou palestra com o tema: “O controle social e as organizações por local de trabalho”. Primeiramente abordou conceitos da política de saúde do trabalhador, que não se restringem às doenças relacionadas ao trabalho, mas ressaltou que também devem abranger as relações de trabalho e seus reflexos nos diversos aspectos da vida dos servidores.

Diferente do atendimento através da assistência à saúde do servidor, através dos planos de saúde, etc., esta política está inserida no âmbito do SUS, que tem papel fundamental para desenvolvimento de políticas públicas no âmbito da saúde e segurança no trabalho, para garantir que o trabalho seja realizado em condições que considerem a melhoria da qualidade de vida, a realização pessoal e social dos trabalhadores, sem prejuízo à sua saúde e à sua integridade física e mental.

Em outro momento Maria alertou aos (as) ouvintes quanto as NR´r, as quais todos os trabalhadores têm que ter acesso e que para uma nova Organização por Local de Trabalho (OLT), que visa a saúde do trabalhador, é necessário que haja sintonia com o SUS.

Nesta forma de organização não deve haver hierarquia entre representantes do empregador e dos servidores. Que no processo eleitoral da composição da OLT seja garantida a ampla participação e transparência. Em relação ao funcionamento da organização os seus membros devem receber o devido treinamento. Maria terminou a palestra com a seguinte citação: “ O Homem e seus projetos de vida e felicidade devem estar no centro das ações, decisões e da organização da saúde do trabalhador.”

A diretora Miriam Oliveira de Andrade (CNTSS) também participou do Encontro como ouvinte e de algumas oficinas.

O I Encontro Nacional de Atenção à Saúde do Servidor prioriza temas, como: Relação entre trabalho e saúde: como interpretar? - Reflexões sobre a violência e assédio moral no mundo do trabalho; Saúde mental e trabalho; Avaliação da capacidade laborativa: concepções e desafios; Qualidade de vida no trabalho - experiência no serviço público; Adicionais ocupacionais promovem melhorias nos ambientes de trabalho? - O controle social e as organizações por local de trabalho; História vital do trabalho(HVT); dispositivo de intervenção psicossocial no campo da saúde mental dos trabalhadores; O trabalhado do servidor; o servidor trabalha?
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]