Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > 3ENDC DEBATE DESMONTE DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA PELO GOVERNO TEMER

3ENDC debate desmonte da comunicação pública pelo governo Temer

05/06/2017

Palestrantes apontam que o desmonte da Empresa Brasil de Comunicação pelo governo Temer fez o projeto de comunicação pública retroceder consideravelmente no país

Escrito por: FNDC

 

O esvaziamento do caráter público da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), após a edição de medida provisória que extinguiu o Conselho Curador, deu o tom das discussões no painel “O Desmonte da Comunicação Pública”, durante o 3º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (3ENDC). 

 

O representante da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira), Richard Santos, traçou um paralelo entre o desmonte do projeto original das TVs públicas do Brasil e da Argentina. Conforme pesquisa comparada do jornalista, houve uma grande mobilização contra os ataques feitos pelo governo Macri. Já no Brasil, o desmonte foi silencioso. “Quando ocorreu o desmonte da EBC, não vimos reação. A maioria não se vê representada, não se vê significada. Estamos em um país em que o poder da branquidade é majoritário”, afirmou Richard Santos.

 

Segundo o pesquisador, a TV pública continua um “espaço da branquidade”, de uma direção que não reflete o Brasil como um todo. Ele, no entanto, ressalvou que a EBC pública não morreu. “Estamos passando por um período difícil. Precisamos aprofundar as discussões para voltarmos melhores”, concluiu.

 

O professor aposentado da Universidade de Brasília (UnB) e conselheiro cassado da EBC Venício Lima fez um histórico do surgimento do processo de construção da comunicação pública no Brasil. Conforme o pesquisador, a radiodifusão no Brasil adotou o modelo estadunidense de exploração da radiodifusão, que consiste na outorga para o setor privado. “Houve outro modelo que deixou de ser implantado, de Roquette Pinto. Ele acreditava num rádio que fosse um instrumento de educação, e não um veículo comercial”, afirmou.

 

Venício Lima explicou que a EBC é o primeiro resultado concreto do princípio da complementariedade entre os modelos público, estatal e privado previsto na Constituição Federal de 1988. “Foi a solução possível, marcada por dificuldades institucionais que já existiam, o que levou à criação de uma entidade que já nasceu problemática”, disse.

 

A presidente cassada do Conselho Curador da EBC, Rita Freire, foi categórica ao afirmar que o projeto de comunicação pública da EBC foi extinto por medida provisória que retirou a representatividade da sociedade na empresa. “Não foi justo o que aconteceu!”. Rita Freire destacou que o conselho aguarda a formatação final da lei que vai orientar a EBC daqui em diante para recorrer ao Supremo. Mas alertou que isso não terá qualquer efeito sem o envolvimento da sociedade.

 

Apesar da indignação com os rumos da empresa, cada vez mais atrelada aos interesses do governo, Rita se mantém na resistência: “Não fomos embora, estamos mobilizados, acompanhando a conjuntura”.

 

Já o professor e diretor da Faculdade de Comunicação da UnB, Fernando Paulino, preferiu falar em desmonte dos primeiros passos rumo à comunicação pública, que, segundo ele, ainda não se efetivou. Paulino apresentou alguns motivos para que essa experiência no Brasil não tenha se concretizado, entre as quais a hipertrofia da TV Brasil, a falta de mais espaço para as redes públicas estaduais, a baixa diversidade de fontes e problemas no formato.

 

Como alternativas para “desmontar o desmonte”, Paulino recomendou dar mais atenção aos “não-convertidos” ao tema, estimular o aprofundamento das discussões e a criação de ouvidorias. Concluiu afirmando que as experiências públicas de comunicação têm que chamar o público. “O convite para esse debate é muito importante, inclusive no âmbito da universidade, que precisamos fazer de forma diferenciada”, avaliou.

 

Após as falas, empregados da Empresa Brasil de Comunicações e de diferentes TVs educativas aproveitaram o espaço para denunciar o desmonte diário do caráter público da EBC e os ataques e perseguições de governos estaduais.

 

 

Links relacionados

 

Internet, uma questão política que precisa ser discutida Dafne

O papel da mídia na disseminação do ódio ao pensamento da esquerda

Assim como no golpe, mídia joga papel central nas reformas

Denúncias de violações de direitos marcam abertura do 3ENDC

 

 

 

Edição: Elizângela Araújo - por: Ricardo Borges - Fotos: Mídia Ninja

 

 

 

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]