Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > GREVE GERAL FOI FORTEMENTE REPRIMIDA EM PORTO ALEGRE

Greve geral foi fortemente reprimida em Porto Alegre

05/07/2017

Diretoria do Sindisaúde-RS esteve na luta desde as primeiras horas da madrugada

Escrito por: Sindisaúde-RS

 

 

Em Porto Alegre, os diretores e delegados sindicais do Sindisaúde-RS se colocaram, desde a madrugada, junto aos estudantes e trabalhadores concentrados em frente ao prédio da Faced/UFRGS, auxiliando nos trancaços realizados no entorno da universidade e nas negociações com a força policial, quando necessárias. No entanto, as primeiras horas da manhã de 30 de junho foram de brutalidade contra os manifestantes.

 

Diretores do Sindisaúde-RS buscaram negociação com a polícia durante toda a madrugada, mas a BM reprimu brutalmente os atos. Alguns minutos após começar um trancaço na Rua Sarmento Leite, a Brigada Militar (BM) chegou ao local. Inicialmente, propuseram uma negociação, e uma comissão de manifestantes, que incluiu os diretores Júlio Appel e Júlio Jesien, auxiliou nas conversações, chegando a um rápido acordo de liberação da via por um minuto.

 

No entanto, em menos de 5 minutos, com os manifestantes já tendo aceitado o acordo e NADA TENDO SIDO FEITO contra a polícia, a BM atacou covardemente o ato. Uma chuva de bombas de efeito moral e de gás lacrimogênio deixou diversas pessoas passando mal, com problemas de respiração, sem que entendessem o que havia acontecido. O secretário-geral do sindicato, Júlio Jesien, há havia sido alvejado mais cedo, sem nenhuma razão, por balas de borracha, nas duas pernas, que ficaram com grandes hematomas.

 

Ato da tarde

 

Os diretores do sindicato se dirigiram durante a tarde para o entorno da Prefeitura de Porto Alegre, onde ocorreu a concentração de trabalhadores, movimentos sociais e sindicais. Logo após manifestações em carros de som, a massa se dirigiu em caminhada até o Palácio Piratini, em luta pela soltura do ativista e colega Altemir Coser, preso durante a madrugada pela polícia, enquadrado na absurda lei anti-terrorismo, aprovada pelo Congresso Nacional com o objetivo de criminalizar manifestantes e as próprias manifestações de rua.

 

O Sindisaúde-RS continuará nas ruas a cada novo ato, na mobilização para construirmos o maior movimento de rua já visto por esse país e derrubarmos o governo moribundo de Michel Temer e suas absurdas "reformas"!

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]