Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > FEESSERS REALIZA CICLO DE DEBATES SOBRE REFORMAS EM SANTA CRUZ

FEESSERS realiza ciclo de debates sobre reformas em Santa Cruz

11/09/2017

Santa Cruz, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul e Lajeado deram início aos ciclos, que terão mais quatro edições

Escrito por: FEESSERS

 

 

A quarta-feira, 09/08, foi dedicada às discussões sobre as Reformas Trabalhista (já aprovada pelo Congresso Nacional) e Previdenciária, que deverá seguir o mesmo caminho. Em ambos os casos, a retirada brutal de direitos dos trabalhadores foi qualificada como algo nunca visto neste país, o que poderá gerar um estado de trabalhadores desempregados, sem casa e famintos. Estas conclusões foram tiradas no primeiro evento do Ciclo de Debates Regionais sobre as Reformas organizado pela Federação dos Trabalhadores em Saúde do RS – FEESSERS, através das Secretarias de Imprensa e Divulgação – Emerson Pacheco; de Políticas para a Mulher – Margarete Resmini; de Formação – Andrei Rex e de Juventude, Etnia e Diversidade Sexual – Elaine de Oliveira.

 

O evento iniciou com a apresentação de um vídeo contando a síntese da história do sindicalismo da saúde no Rio Grande do Sul, voltado para a formação dos dirigentes e trabalhadores da área. O conteúdo buscou traçar uma linha política desde a época da ditadura e suas consequências, até a abertura democrática, a instalação da Assembleia Constituinte e a importância dos movimentos sociais em toda a linha do tempo.

 

Da mesma forma, foram apresentadas as conquistas dos últimos 25 anos, numa demonstração do quanto foi sendo agregado em termos de direitos, Direitos estes que estão sendo aniquilados um a um, a partir do governo golpista de Temer. Todos os Sindisaúdes foram representados, assim como as entidades filiadas à Federação, como a CNTS, CNTSS/CUT, ISP e CUT e Movimentos Sociais, sem os quais nenhum dos direitos apontados teria acontecido e renovando o compromisso de manter a luta ativa, arregaçar as mangas e continuar a disputa pela garantia dos direitos adquiridos.

 

Logo após, o Grupo de Teatro Ritornelo, de Passo Fundo, apresentou o espetáculo criando um novo país, onde abordam aspectos da situação atual do país, de forma alegre, mas que leva a pensar a política e as suas consequências.

 

Ao final do evento, os Sindisaúdes de Caxias do Sul, Cachoeira do Sul e o anfitrião Santa Cruz apresentaram os trabalhos desenvolvidos de acordo com os temas escolhidos para discussão, levantando importantes questionamentos e alertando para a grave situação de que alguns juízes já estão arbitrando a partir das leis novas, que somente deverão valer a partir de novembro. Os fatos graves apresentados, demonstram que há um caminho longo a percorrer, principalmente o da alegação de inconstitucionalidade para muitas das leis aprovadas, o que poderá ser determinante para barrar vários aspectos da aprovação da Reforma Trabalhista.

 

Para o presidente da CUT RS, Claudir Nespolo, presente ao evento, é hora de sairmos todos para as ruas, realizar mais e mais formação para os líderes sindicais, informar-se diuturnamente e disputar cada momento. Além disso, ”é preciso discutir política, mesmo aqueles que não gostam de falar ou pensar a política, porque se deixarmos 2018 ratificar os golpistas que estão no comando do Brasil, a miséria dos trabalhadores será inimaginável”.

 

Também participaram Sindisaúdes da região e de São Gabriel, Cruz Alta, São Borja, Santiago, Vale do Sinos, Erechim, Alegrete, Santo Ângelo, Pelotas e Montenegro.

 

REUNIÃO

 

Aproveitando a presença dos diretores dos Sindisaúdes que compõem a diretoria da FEESSERS, pela manhã aconteceu a reunião descentralizada, tratando de diferentes temas, incluindo a importância de incentivar o maior número de dirigentes possível a participar destes eventos de formação.

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]