Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE MG SE REÚNE COM DIREÇÃO DA FUNED

Sindsaúde MG se reúne com direção da Funed

29/09/2017

Sabatinado, presidente da Funed responde as ameaças de privatização

Escrito por: Sindsaúde MG

 

 

Depois de quatro meses da posse do novo presidente da Fundação Ezequiel Dias (Funed), Marcelo Siqueira, a Comissão Especial da Assembleia Legislativa (ALMG) criada para avaliar a indicação realizou a sabatina na terça-feira (19/09). Uma das principais perguntas voltadas ao presidente da Fundação diz respeito as tentativas de privatização das fábricas. Em diversos momentos Marcelo Siqueira negou que isso esteja em discussão, mas não descartou a possibilidade de Parcerias Público-Privada (PPP).

 

“O processo está praticamente parado pelo decreto governamental que remeteu a responsabilidade à COF [Câmara de Orçamento e Finanças do governo estadual]. Ainda que houvesse o interesse do Estado, após vencidos todos os projetos, seriam apenas produtos de baixo valor agregado” afirmou o presidente da Funed aos deputados. Em sua fala, Marcelo Siqueira admite a consulta ao mercado poderá abrir caminho às PPP. “Pode ser que seja o final dessa história, mas pode ser que nada disso aconteça”, avaliou.

 

Marcelo Siqueira afirmou que a estratégia de direcionamento da Funed é dar continuidade às pesquisas de produtos biológicos, mas especificamente as vacinas e de medicamentos com maior valor agregado. Segundo ele, a Fundação tem perfil e vocação de produzir quatro medicamentos neste critério. “Paralelamente a isso, está em andamento a checagem de interesse de mercado sob medicamentos de baixo custo”. A consulta à indústria farmacêutica está sendo feita através do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) é muito criticada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG) que questiona a abertura da Funed ao capital privado.  Diretores do Sind-Saúde acompanharam a sabatina, mas não puderam se manifestar.

 

Os deputados fizeram perguntas referentes aos projetos da nova gestão para a Funed. Além da preocupação com a privatização, os parlamentares presentes questionaram o presidente sobre o financiamento da Funed. O depurado Carlos Pimenta (PDT) criticou o destino dos recursos da Fundação para o caixa-único do Estado. Hoje a Funed tem uma receita própria de R$650 milhões.  

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]