Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE GO PARTICIPA DE AUDIÊNCIA SOBRE DIREITO DO ACSS DE RESIDIR FORA DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA

SINDSAÚDE GO participa de audiência sobre direito do ACSs de residir fora da área de abrangência

14/12/2017

Existe um movimento nacional para derrubar a exigência da lei federal e também um projeto de lei em tramitação no Congresso com esse objetivo

Escrito por: SINDSAÚDE GO

 

Na luta para garantir aos Agentes Comunitários de Saúde o direito de residirem fora da área de abrangência, o Sindsaúde participou – na última segunda-feira (04/11) – da audiência pública que discutiu a derrubada do veto do prefeito Íris Rezende ao Projeto de Lei 020/2017.

 

O projeto de lei, de autoria do vereador Vinicius Cirqueira (Pros), retira a obrigação do Agente Comunitário de morar permanentemente no bairro de atuação. Caso seja derrubado o veto do prefeito, o agente poderá morar fora da área de abrangência após ter residido pelo menos três anos na mesma região.

 

O veto será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e votado apenas uma única vez no plenário. Vinicius Cirqueira garantiu que boa parte dos vereadores é favorável à derrubada do veto, já que durante toda a tramitação na Câmara o projeto foi sempre aprovado por unanimidade. “Precisamos mobilizar todos os agentes durante a tramitação desse veto, especialmente no dia em que o projeto entrar na pauta votação do plenário, para ajudar a impedir que o veto seja mantido”, frisou.

 

A presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves, disse que o projeto do vereador é legítimo porque resguarda o tempo mínimo necessário para que os agentes criem vínculo com a comunidade. “Em três anos é perfeitamente possível construir vínculo com as famílias e, após a mudança de endereço, justificar para a comunidade o porquê de o agente ter mudado. Não podemos manter nossos trabalhador@s reféns de uma lei obsoleta”, destacou.

 

Segundo ela, existe um movimento nacional para derrubar a exigência da lei federal e que há também um projeto de lei em tramitação no Congresso com esse objetivo. Ela propôs formar uma comissão de agentes para ir até cada vereador e conversar sobre a necessidade da derrubada do veto.

 

Para o diretor de comunicação da FENASCE e do Sindsaúde GO, Leocides de Souza, a derrubada do veto será uma conquista histórica para os Agentes Comunitários de Saúde. E completa dizendo que “esse projeto servirá de exemplo para todos os 5569 municípios brasileiros”.

 

Sobre o debate, Leocides lamentou que o sindicato específico da categoria que defende o veto do prefeito de Goiânia, não compareceu na audiência para explicar os motivos pelos quais são contra o projeto de lei.

 

 

Com informações da Câmara Municipal de Goiânia

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]