Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > AGENTES DE SAÚDE E AGENTES DE ENDEMIAS DE GOIÂNIA CONQUISTAM APROVAÇÃO DE PROJETOS QUE GARANTEM REPASSES DE VERBAS

Agentes de saúde e agentes de endemias de Goiânia conquistam aprovação de projetos que garantem repasses de verbas

05/01/2018

Mobilização da categoria e a articulação do Sindsaúde GO garantiram mais uma conquista

Escrito por: Sindsaúde GO

 

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou na quarta-feira(20/12), em primeira votação, o Projeto de Lei 412/2017 que autoriza a prefeitura de Goiânia a repassar integralmente aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) a verba do Incentivo Financeiro Adicional.

 

O recurso específico é destinado às prefeituras pelo Governo Federal todo final de ano para reforçar a compra de material de trabalho. Se o projeto passar em segunda votação, a prefeitura deverá repassar aos agentes a décima terceira parcela do recurso destinada pelo Ministério da Saúde.

 

Agente de Endemias

 

A mobilização da categoria e a articulação do Sindsaúde garantiram mais uma conquista. Na quarta-feira foi aprovado, na Comissão de Constituição e Justiça, o Projeto de Lei 474/2017 que também prevê a concessão do mesmo benefício aos Agentes de Combate às Endemias de Goiânia. Neste caso, a verba em questão vem do Fundo Nacional de Saúde, no bloco de Vigilância em Saúde. A previsão que o projeto vá ao plenário na quinta-feira (21/12).

 

Autora dos dois projetos, a vereadora Sabrina Garcêz (PMB), justificou no plenário da Casa que as duas categorias serão beneficiadas com a mudança. “Hoje a prefeitura não repassa o dinheiro e muito menos fornece o material de trabalho para essas trabalhadoras e trabalhadores”.

 

O diretor do Sindsaúde, Leocides de Souza, relatou que os servidor@s da saúde tanto no Estado quanto nos municípios têm sido bastante penalizados pela falta de condições de trabalho adequada e pela falta de valorização.

 

"O compromisso do Sindsaúde é defender os interesses daqueles que, mesmo sem condições apropriadas, cuidam da saúde da população e, por isso, o Sindicato, com o apoio de cada trabalhad@r, vai continuar mobilizado para assegurar e ampliar as conquistas de todas as categorias que atuam na rede pública de saúde", garantiu.

 

 

Projeto que beneficia agentes de endemias também é aprovado na Câmara



A mobilização dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) de Goiânia também garantiu vitória na quinta-feira (21/12). O plenário da Câmara Municipal aprovou em primeira votação, outro projeto que trata do repasse de verba e que beneficia trabalhador@s da atenção básica.

 

A exemplo da medida aprovada ontem (20/12) para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da capital, o Projeto de Lei (PL) 474/12 também autoriza a prefeitura de Goiânia a repassar integralmente a verba do Incentivo Financeiro Adicional aos ACE.

 

Assim como o projeto dos ACS, o PL em questão ainda precisa passar por uma segunda votação. Entretanto, isso deve ocorrer no próximo ano já que o Legislativo municipal entra em recesso nesta semana.

 

Se o projeto for aprovado, a prefeitura também deverá repassar aos ACE a décima terceira parcela do recurso destinada pelo Fundo Nacional de Saúde.

 

Diretor do Sindsaúde e da Federação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, Leocides de Souza esteve à frente das negociações no Legislativo.

 

Ele voltar a ressaltar que os avanços nas pautas de interesses dos agentes foram resultados da mobilização desses trabalhador@s e da sensibilidade dos parlamentares. “Os vereadores estão demonstrando que valorizam a categoria e a expectativa é que, em breve, esses projetos sejam aprovados em segunda votação e sancionados pelo prefeito”, concluiu. 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:

Copyright @ CUT Central Única dos Trabalhadores | 3.820 - Entidades Filiadas | 7.890.353 - Sócio | 24.062.754 - Representados
CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP | Telefone (0xx11) 2108 9200 - Fax (0xx11) 2108 9310
CNTSS – Brasília - SCS - QD.01 Bloco "I"- Ed. Central - 12º andar - Salas 1.201 e 1.208 - CEP: 70.304-900 – Brasília/DF | Telefone: (0xx61) 3322 5062 e (0xx61) 3322-5060