Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE ES DENUNCIA AUMENTO DE MORTES EM UTI NEONATAL A PARTIR DE GESTÃO POR OS

Sindsaúde ES denuncia aumento de mortes em UTI Neonatal a partir de gestão por OS

08/01/2018

As mortes registradas Hospital Infantil de Vila Velha ocorreram por infecção hospitalar

Escrito por: Sindsaúde ES

 

O número de óbitos de bebês prematuros na UTI Neonatal do Hospital Infantil de Vila Velha (Heimaba) aumentou quase cinco vezes em apenas dois meses, após a terceirização da unidade, ocorrida em setembro do ano passado. Em outubro e novembro de 2017, foram registrados seis óbitos. Já de janeiro a setembro do mesmo ano, apenas dois bebês morreram.  

 

De acordo com o diretor do Sindicato dos Servidores da Saúde do Estado (Sindsaúde-ES), Valdecir Gomes Nascimento, as mortes registradas ocorreram por infecção hospitalar e podem estar associadas à inexperiência dos novos trabalhadores contratados pela Organização Social que assumiu o Heimaba. "Os bebês morreram por infecção por fungos. Além da falta de medicamentos para combater esse tipo de infecção, há ainda o despreparo de trabalhadores com pouca experiência, que foram contratados como mão de obra mais barata no lugar dos experientes servidores públicos", explica. 

 

Segundo Valdecir, todos os hospitais estaduais estão ameaçados pela terceirização, o que aumenta a despesa financeira do Estado. "É dinheiro que poderia ser usado para melhorar o serviço que é oferecido à população. Além disso, as OSs exploram mão de obra barata do trabalhador da saúde. O lucro dessas organizações é conquistado ao pagar salários de fome aos trabalhadores e arrancar-lhes o couro", desabafa. 

 

Valdecir reforça ainda que a completa terceirização dos hospitais estaduais pode significar até o fim dos cargos de carreira da Saúde. Para ele, empresas privadas supostamente sem fins lucrativos contratam trabalhadores(as) com pouco tempo de formação. "Colocar alguém inexperiente numa Utin Neonatal é total irresponsabilidade", reforça.


 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]