Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINTFESP GO ESCLARECE DÚVIDAS SOBRE APOSENTADORIA PROGRAMADA DA VIVA PREV

Sintfesp GO esclarece dúvidas sobre Aposentadoria Programada da Viva Prev

07/02/2018

Objetivo do sindicato em promover essa reunião foi contribuir para que cada servidor peculista tenha o máximo de informações para tomar a sua decisão de aderir ou não

Escrito por: Sintfesp GO

 

Servidores peculistas do Ministério da Saúde e do INSS em Goiás participaram na terça-feira, 6 de fevereiro, de assembleia no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência Social nos Estados de Goiás e Tocantins (Sintfesp-Go/To), sobre proposta da Fundação Viva Prev de conversão do pecúlio facultativo para aposentadoria programada.

 

A pedido do sindicato, a advogada Josilma Saraiva fez longa exposição sobre a história do pecúlio ou pecúlio por morte. A advogada informou que no Brasil o pecúlio ou pecúlio por morte são empregados pelas instituições que operam em seguros sociais, tanto governamentais ou privadas. “É um montante que é enviado para os beneficiários do segurado, quando este falece”.

 

De modo simplificado, o que a Fundação Viva Prev propõe é uma forma de antecipação ao beneficiário, em vida, de parte do recurso a que seus familiares teriam, após seu falecimento.

 

A advogada explicou ainda sobre os requisitos exigidos pela Previc (que regulamenta a previdência complementar) e pela Fundação Viva Previdência, que está propondo aos que adiram à conversão do pecúlio facultativo para Aposentadoria Programada.

 

Josilma Saraiva deixou claro que ela e o sindicato estão repassando didaticamente o máximo de informações, mas que “a decisão sobre aderir ou não à proposta é individual e intransferível”.

 

Sobre a data limite para adesão, dia 12 de fevereiro, estabelecida pela Previc, a diretoria do sindicato informou que a Fenasps ameaça entrar na justiça para garantir seu adiamento. A própria Fundação Viva Previdência estaria atuando para adiar a data.

 

Argumentos para se estender a data limite para adesão não faltam: a divulgação sobre o assunto foi e continua péssima; as pessoas continuam com muitas dúvidas; a linguagem dos conteúdos de divulgação é de difícil compreensão e muito técnica; o call center funciona mal.

 

Independente dessas dificuldades, é recomendável que todos os peculistas acessem o site da Fundação Viva Prev (www.vivaprev.com.br) para se cadastrarem ou atualizarem seus dados; e também liguem gratuitamente no 08007205600 e busquem saber em detalhes quanto tem depositado até hoje (em pecúlio) e quais as condições, caso resolvam aderir à Aposentadoria Programada.

 

O objetivo do sindicato em promover essa reunião foi contribuir para que cada servidor peculista tenha o máximo de informações para tomar a sua decisão.

 

Da diretoria do Sintfesp participaram Mauro Mota, Terezinha Aguiar e Wilma Almeida.

 

 

Cláudio Marques

 

 

 

 

 

 


 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:

Copyright @ CUT Central Única dos Trabalhadores | 3.820 - Entidades Filiadas | 7.890.353 - Sócio | 24.062.754 - Representados
CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP | Telefone (0xx11) 2108 9200 - Fax (0xx11) 2108 9310
CNTSS – Brasília - SCS - QD.01 Bloco "I"- Ed. Central - 12º andar - Salas 1.201 e 1.208 - CEP: 70.304-900 – Brasília/DF | Telefone: (0xx61) 3322 5062 e (0xx61) 3322-5060