Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > TRABALHADORES DA SAÚDE DE RIBEIRÃO DAS NEVES ELEGEM REPRESENTANTES PARA COMISSÃO SOBRE PLANO DE CARREIRAS

Trabalhadores da saúde de Ribeirão das Neves elegem representantes para comissão sobre plano de carreiras

22/02/2018

Ribeirão das Neves tem aproximadamente 2.400 servidores da saúde

Escrito por: Sindsaúde MG

 

 

Mais um capítulo para a construção do plano de carreiras foi escrito pelos(as) trabalhadores(as) da saúde de Ribeirão das Neves. Em uma escolha democrática, a categoria elegeu na quinta-feira (15/02) seus representantes para compor a comissão paritária que tem o objetivo de fazer os estudos para a aplicação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimento (PCCV). Os votos dos(as) trabalhadores(as) foram para os enfermeiros Robson Fernandes da Cruz e Rafael Carneiro Brito, como suplente ficou a técnica de enfermagem Maria da Glória dos Santos Damasceno. A escolha foi feita em assembleia da categoria realizada no Caic de Ribeirão das Neves.

 

O PCCV já é lei em Ribeirão das Neves (lei municipal 3.741/2016), porém ainda não foi aplicado no município. A diretora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Saúde (Sind-Saúde) Núcleo Ribeirão das Neves, Odete Maria, reafirmou o papel protagonista dos trabalhadores na construção deste plano. “O nosso plano foi arrancado na unha e no dente, na rua com mobilização. Esse plano foi estudado por três anos com transparência para contemplar todos os níveis da carreira” relembrou Odete junto aos trabalhadores. 

 

A convocação da assembleia foi destinada para dar transparência ao processo de escolha dos representantes dos trabalhadores. A diretora do Sind-Saúde Núcleo Ribeirão das Neves, Eva Alípia, leu para os presentes as últimas duas atas das reuniões da Mesa Municipal de Negociação Permanente do SUS e fez um histórico da discussão. “Foram duas reuniões importantes para o plano de carreiras. Na ata consta claramente a percepção do prejuízo aos trabalhadores pelo plano ainda não ter sido aplicado. E foi na última Mesa que ficou pactuado o número de dois representantes dos trabalhadores para compor a comissão paritária” disse Eva que destacou que em todas as reuniões foi colocado em pauta a discussão do PCCV e informou que as atas estão disponíveis aos trabalhadores.

 

Acompanharam a Assembleia o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Pablo Acácio, o superintende municipal de assistência à saúde, Rodrigo Martins Diniz, o diretor estadual do Sind-Saúde, Zilar Fernandes, e o advogado do Sindicato, Gilmar Viana. Todos destacaram a importância desse processo de escolha e o passo para efetivação do plano de carreiras para os trabalhadores da saúde.

 

Representantes

 

Os escolhidos para representar a categoria já conhecem com profundidade o debate para construção do PCCV. Robson Fernandes da Cruz é enfermeiro na UPA Joanico Cirilo de Abreu, participa do Conselho Municipal de Saúde desde 2013, integrou a Mesa de Negociação Permanente do SUS em 2014, pouco depois da sua implementação e está desde o início na discussão do PCCV. Segundo ele, o plano de carreiras poderá colocar fim à rotatividade dos servidores no município. “O plano visa a valorização do servidor e diminuir a saída de Neves para outros municípios. Servidor bem remunerado rende mais do que servidor desvalorizado” avalia. 

 

Rafael Carneiro Brito, também enfermeiro, é lotado no Hospital São Judas Tadeu no setor de urgência há 10 anos. Participa da Mesa SUS há 6 meses e acompanhou o final do debate do PCCV. Para ele o mais importante nesse próximo momento é fazer o levantamento dos dados para avaliar o impacto. “Vamos começar do zero, mas depois será mais fácil com os novos servidores e reposicionar com o tempo na carreira”, considera Rafael.

 

Ribeirão das Neves tem aproximadamente 2.400 servidores da saúde. A lei 3.741/2016 prevê, entre outros itens, a evolução na carreira por tempo de serviço e escolaridade. Segundo a nova legislação, a cada três anos, o servidor tem direito a uma promoção por tempo de serviço.


 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]