Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE PASSO FUNDO REALIZA ENCONTRO DE FORMAÇÃO NO 08 DE MARÇO

Sindsaúde Passo Fundo realiza encontro de formação no 08 de março

14/03/2018

Oficina tratou sobre o tema “Os Impactos das Reformas Trabalhista e Previdenciária na Vida e na Saúde das Mulheres”

Escrito por: Sindsaúde Passo Fundo

 

 

Três palestras trouxeram importantes esclarecimentos às trabalhadoras que se reuniram no 08 de março no SINDISAÚDE.  A oficina que tratou sobre o tema “Os Impactos das Reformas Trabalhista e Previdenciária na Vida e na Saúde das Mulheres”, além de lembrar às motivações da escolha da data para o Dia Internacional da Mulher – a morte em um incêndio de 130 operárias de uma fábrica têxtil de Nova Iorque (EUA) – mostrou que as desigualdades entre homens e mulheres serão aprofundadas com a Reforma da Previdência.

 

De acordo com a professora da UFFS, Valderléia Pulga, “a reforma vai acabar com o único mecanismo compensatório para as mulheres, pois haverá equiparação dos critérios de idade e tempo de contribuição”. De acordo com ela, neste momento – de profundas mudanças e perdas com a reforma trabalhista – é necessário que a categoria se una em torno do sindicato “que é a única instância de acolhimento das dores sociais das mulheres”.

 

A socióloga Elenice Pastore defendeu uma postura solidária das trabalhadoras com relação às suas colegas de trabalho. Assinalou ainda a sobrecarga de trabalho da mulher nos campos profissional de pessoal, sem o devido reconhecimento. Ela também lembrou que nos hospitais os cargos de chefia, são em sua maioria exercidos por homens, e que as mulheres que os possuem são de menor salário e com menos poder de decisão, sendo submetidas a uma instância superior que determina ações a serem desenvolvidas.

 

A médica cubana Greisy Hechavarria Muchuli analisou aspectos relacionados às doenças que acometem o trabalho das mulheres no ambiente hospitalar e as formas como elas podem preveni-las. Sua explanação também trouxe um conteúdo motivacional, cobrando das mulheres uma reflexão de que é necessário deixar de lado situações que são nocivas às suas vidas, abrindo espaço para mudanças.

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]