Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SERGS: DESCASO E DESRESPEITO MARCAM TERCEIRA MESA DE MEDIAÇÃO COM IMESF

SERGS: descaso e desrespeito marcam terceira mesa de mediação com IMESF

09/04/2018

Ficou claro o descumprimento do acordo e o prejuízo ao trabalhador

Escrito por: SERGS

 

 

A terceira rodada de mediação no TRT da 4ª Região, que o Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (SERGS) participou, na quarta, dia 21 de março, foi marcada pelo descaso e o desrespeito dos representantes do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (IMESF). Logo no início do encontro, quando foi passada a palavra para apresentar o que o município faria para solucionar o impasse, a procuradora Fernanda Cristina Borges tentou passar a responsabilidade para os sindicatos, mas logo em seguida admitiu que não havia lido a ata do último encontro e não tinha o que dizer. Diante do inusitado, a mediação foi suspensa. Novo encontro será em 12 de abril, às 9h.


Ficou acordado que em 48 horas os sindicatos reapresentarão as pautas de reivindicações pendentes, enquanto o IMESF se compromete em se manifestar.


Na reunião anterior, ocorrida dia 14, os representantes dos sindicatos deixaram claro que os contratos da instituição são renovados e os reajustes não são repassados desde 2016. Está claro o descumprimento do acordo e o prejuízo ao trabalhador. O que se percebe é uma intenção de fazer economia com o direito dos funcionários, quando a outra parte não aceita conceder reajuste nas cláusulas sociais e econômicas.

 

"O número de consultas de enfermagem, de realização de testes rápidos e coletas do exame citopatológico (que previne o câncer de colo de útero) são exemplos de atividades essenciais que os enfermeiros e as enfermeiras exercem para a saúde pública da população e que não estão sendo valorizados pelo IMESF", observa o presidente do SERGS, Estêvão Finger.


"Estamos quase em um novo acordo coletivo e pouco avançamos nas diferentes reivindicações e muito menos na questão econômica. Estamos desautorizados pelas assembleias de aceitar qualquer tipo de retrocesso. Estudamos a possibilidade de acionar a justiça e outras instâncias", complementou Finger.


O diretor Carlos Fussiger e a diretora Janice Lopes Schiar também participaram da mediação, assim como representantes do SindiSaúde e Simers.

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]