Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSPREV-PE RECEBEU V FÓRUM INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR DA I GERES

Sindsprev-PE recebeu V Fórum Intersetorial de Saúde do Trabalhador da I GERES

14/05/2018

Segundo a OMS, até o ano de 2020, 15% dos trabalhadores estarão acometidos de transtornos mentais, adquiridos nos locais de trabalho

Escrito por: Sindsprev-PE

 


Na quinta-feira (10/05), no auditório do Sindsprev-PE, foi realizado o V Fórum Intersetorial de Saúde do Trabalhador da I GERES (Gerência Regional de Saúde). O tema central foi a saúde mental dos trabalhadores. O evento contou com mesa redonda, roda de debates, dinâmica de grupo - “Celebrando a vida”, palestra: “Auto cuidado como promoção de Saúde Emocional”, e também uma plenária, com apresentação de estudos de grupos.


De acordo com Djane Luiza da Silva, coordenadora de Vigilância de Saúde do Trabalho, e coordenadora do Fórum, o tema foi escolhido por conta alto número de notificações no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), sobre problemas dos trabalhadores com a saúde mental. Liderando o ranking das categorias mais citadas, estão os profissionais de saúde, call centers, professores e bancários.

 

“Segundo a OMS, até o ano de 2020, 15% dos trabalhadores estarão acometidos de transtornos mentais, adquiridos nos locais de trabalho. Esse número é muito alarmante, mas nós, convivemos com essa realidade nos nossos locais de trabalho, então, discutir e apresentar soluções é muito importante para a categoria, por isso estamos aqui”, afirmou Djane.


Por ser um evento intersetorial, o Fórum contou com a participação de vários setores e categorias vinculadas à saúde do trabalhador. Representantes das gerências regionais e municipais, da vigilância e atenção à saúde. Além da representação também dos sindicatos, que expuseram a real situação dos seus filiados aos gerentes de saúde.


“Esse trabalho do discurso do trabalhador chegar à sua gerência é muito importante. Pois, esse não é um problema apenas do trabalhador, mas de saúde de toda sociedade”, confirmou Djane. Segundo ela, também, esse Fórum irá pautar a produção de um plano de ações para ter suporte na prevenção e no tratamento dos transtornos mentais nos trabalhadores.


O evento contou com boa adesão das categorias envolvidas e estiveram presentes representantes das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde; Vigilâncias Epistemológica, Sanitária, Ambiental e de Saúde; além da GEAST, UNIAPS, CEREST ESTADUAL, GASAM (Gerência Estadual de Saúde Mental) e dos Sindicatos: SINTEPE (educação), SINTEL (Call Centers), SEEPE (enfermeiros), e SINDSPREV-PE, representado pela diretora da Secretaria de Administração, Jeane Alves de Souza, que saudou os presentes em nome do Sindicato e falou da importância da discussão do tema para categoria. “Para nós do Sindsprev é muito importante participar de momentos como este, a saúde do trabalhador é uma de nossas principais bandeiras”, afirmou.


Por conta do período eleitoral no Sindicato dos Bancários, não foi possível a participação de um representante deste sindicato. 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]