Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > 8ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE INICIA SEXTA (24) COM REPRESENTAÇÃO DO SINDISAÚDE-RS

8ª Conferência Estadual de Saúde inicia sexta (24) com representação do Sindisaúde-RS

22/05/2019

Sindicato reitera a defesa do SUS como eixo central da política de saúde, defendendo os trabalhadores do setor e de acordo com nossa Constituição Federal

Escrito por: Sindsaúde RS

 

 

Após a 8ª Conferência Municipal de Saúde (CMS), ocorrida em abril, que discutiu alternativas para melhorar a saúde pública, o Sindisaúde-RS leva agora suas propostas à 8ª Conferência Estadual de Saúde (CES), que acontece durante sexta (24), sábado (25) e domingo (26). O secretário-geral, Julio Jesien, e a diretora de Saúde do Trabalhador, Lucia Schaffer, representam o sindicato como delegados na conferência, junto à suplente e também diretora sindical, Marly Magalhães. Sindicato encaminhará propostas elaboradas durante a 8ª CMS agora para nível estadual.

 

"É sabido que o Governo Federal tem a intenção de privatizar o Clínicas e o GHC, e que Marchezan quer privatizar o HPS. Nós temos que resistir através da união dos trabalhadores e usuários do SUS", defendeu a diretora Lúcia durante a 8ª CMS.

 

A partir de sexta, o sindicato retoma, a nível estadual, a defesa do SUS como eixo central da política de saúde, defendendo os trabalhadores do setor e de acordo com nossa Constituição Federal, que garante a saúde como "direito de todos, dever do Estado".

 

A 8ª CES tem como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. Os debates prepararão a Conferência Nacional de Saúde que ocorrerá entre 4 e 7 de agosto, que terá o mesmo tema central.

 

Eixos temáticos

 

I – Saúde como direito;

II – Consolidação dos princípios do SUS; e

III – Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

Objetivos da 8ª CES

I – Debater o tema da Conferência com enfoque na saúde como direito e na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).

II – Pautar o debate e a necessidade da garantia de financiamento adequado e suficiente para o SUS.

III – Reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade do SUS, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, conforme previsto na Constituição Federal de 1988, e nas Leis n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990 e nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990.

IV – Mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade brasileira acerca da saúde como direito e em defesa do SUS.

IV – Fortalecer a participação e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade em todas as etapas da 16ª Conferência Nacional de Saúde (=8ª+8).

VI – Avaliar a situação de saúde, elaborar propostas a partir das necessidades de saúde e participar da construção das diretrizes do Plano Plurianual – PPA e dos Planos Municipais, Estaduais e Nacional de Saúde, no contexto dos 30 anos do SUS.

VII – Aprofundar o debate sobre as possibilidades sociais e políticas de barrar os retrocessos no campo dos direitos sociais, bem como da necessidade da democratização do Estado, em especial as que incidem sobre o setor saúde.

VII – Debater e construir uma proposta de gestão que unifique o Sistema Único de Saúde.

 

 

 


Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação 

 

 

 


 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: direcao@cntsscut.org.br – tesouraria@cntsscut.org.br – imprensa@cntsscut.org.br

CNTSS – Brasília - SCS - QD.01 Bloco "I"- Ed. Central - 12º andar - Salas 1.201 e 1.208 - CEP: 70.304-900 – Brasília/DF
Telefone: (0xx61) 3224-0818 | E-mail: df@cntsscut.org.br