Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > MOBILIZAÇÃO DE SERVIDORES DA SAÚDE ESTADUAL RECEBE APOIO DE PARLAMENTARES DA AL-MS

Mobilização de servidores da saúde estadual recebe apoio de parlamentares da AL-MS

28/08/2019

Trabalhadores e Sindicato lutam contra a terceirização do Hospital Regional de Campo Grande

Escrito por: SintssMS

 

 

Na manhã da quinta-feira (15), trabalhadores da saúde realizaram uma manifestação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. A iniciativa foi aprovada na Assembleia Geral Estadual do SintssMS, que foi realizada na quarta-feira (14).

 

Servidores foram surpreendidos quando surgiram rumores de que estariam sendo realizados estudos para a implementação da terceirização de setores do Hospital Regional de Campo Grande, via OS (Organizações Sociais de cunho privado).

 

Segundo Ricardo Bueno, presidente do SintssMS “a nossa vinda na assembleia foi muito importante e parece que a voz dos deputados é totalmente contra a terceirização, eu acho que eles já começaram a visualizar que a terceirização no estado, não deu certo em lugar nenhum. Na fala do Deputado Onevan de Matos [PSDB] foi bem emblemático, ele falando que se a pessoa não tem competência para gerir, não adianta tentar fazer, colocar na mão de terceirizado não vai adiantar. O Deputado Neno Razuk [PTB] ainda falou que se não tem competência, que se passe o cargo”, afirmou o dirigente sindical.

“Eu avalio que a gente sai com uma vitória desta nossa mobilização, ouvimos muitos deputados que se manifestaram na sessão de hoje que foram enfáticos ao dizer que são contra a terceirização do Hospital Regional”, ressaltou Bueno.

 

O Deputado Pedro Kemp (PT), usou a tribuna da casa para falar sobre a situação do HR-MS, usando dados do sindicato, o parlamentar afirmou que “os servidores não são inimigos do estado, pelo contrário, eles são parceiros. Eles querem proteger o hospital de picaretagem de empresas que vem ao estado só para obter lucros”.

 

O Deputado Estadual Neno Razuk (PTB) fez duras críticas à proposta de terceirização, acompanhe “ontem eu critiquei o secretário Geraldo Resende por causa da situação grave que a saúde de Dourados vem enfrentando, critiquei o abandono, critiquei a falta de vontade do secretário de visitar de ver os problemas, de buscar uma solução. E agora a solução que ele está buscando é tirar da mão [do poder público] e entregar para uma empresa administrar, eu também sou contra isso”, afirmou.

 

Sugestão

 

“Eu só queria deixar uma sugestão ao secretário, se ele não tem capacidade de administrar, se ele diz que não dá conta de administrar a saúde, então em vez de procurar uma empresa privada, então entregue o cargo, é a minha sugestão”, concluiu o Deputado Estadual Neno Razuk.

 

Audiência Pública

 

Após a manifestação, dirigentes do sindicato e mais três servidores do Hospital Regional escolhidos por seus pares, estiveram reunidos no final da sessão da AL-MS, com o Presidente da Comissão de Saúde, Deputado Antônio Vaz (PRB) junto com o Deputado Pedro Kemp (PT) e o Deputado Coronel Davi (PSL).

 

Na oportunidade os parlamentares se comprometeram pela realização de uma Audiência Pública, para tratar especificamente do Hospital Regional de Campo Grande.

Fato que foi recebido com uma vitória do sindicato, pois a mobilização da categoria sensibilizou diversos parlamentares da casa.

 

“As empresas elas não vem trabalhar de graça para o estado, elas não vêm fazer uma caridade para o estado, elas vêm parar ganhar dinheiro, então eu acho que vai ser uma belíssima audiência pública pra gente colocar às claras a situação do Hospital Regional, e também buscar uma saída conjunta, servidores, sindicatos, as secretarias de saúde e também a população que quiser participar”, disse Pedro Kemp.

 

 

 

Sergio Souza Júnior -  AsCom SintssMS

 


 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]