Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SERGS: SEGURIDADE SOCIAL E SAÚDE EM PAUTA NO FÓRUM SOCIAL DAS RESISTÊNCIAS

SERGS: seguridade social e saúde em pauta no Fórum Social das Resistências

04/02/2020

Os palestrantes trataram entre diversos pontos sobre a exclusão social, concentração de renda, perdas de direitos dos trabalhadores e os impactos na seguridade social

Escrito por: SERGS

 

 

Na quarta-feira, dia 22/01, a seguridade social foi um dos temas debatidos no Fórum Social das Resistências, realizado em Porto Alegre. Palestrantes convidados dialogaram com o público sobre os efeitos das reformas políticas que passam a atingir a população brasileira – especialmente a mais pobre –  tão profundamente.

 

Organizado pelo Conselho Nacional de Saúde, o tema foi abordado principalmente através do ponto de vista da saúde e seus efeitos na população. A diretoria do SERGS esteve presente no evento, representada por seu vice-presidente Ismael Rosa e pelas diretoras Denize Cruz, Inara Ruas e Patrícia Hoffman. À tarde, a presidente Cláudia Franco participou da plenária da saúde e fez um relato sobre o dia de mediações do caso IMESF.


Os palestrantes trataram entre diversos pontos sobre a exclusão social, concentração de renda, perdas de direitos dos trabalhadores e os impactos na seguridade social.  O consenso geral é de que no momento é necessária união de todos em uma frente popular forte. Através de um ponto de vista crítico, foram avaliadas as formas de ativismo e seus efeitos e, consequentemente, se precisam ser alteradas. “É preciso mudar a forma de fazer movimento de resistência porque se nós continuarmos apostando na institucionalidade, nós não vamos conseguir virar esse jogo”, afirmou a juíza do Trabalho no TRT4 Valdete Souto Severo.


O mestre em filosofia e integrante do Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap), Valdevir Both, partilhou dados referentes à desigualdade da distribuição de renda no país. “No Brasil os bilionários lucraram R$ 230 bilhões em plena crise. Em 2012, só haviam 74 bilionários e esse número hoje saltou para 206 bilionários”, afirmou Both, que ainda complementou “ E aí o Paulo Guedes diz ‘em tempos de crise todos temos que fazer sacrifício’”.


Além da juíza e do mestre de filosofia, palestraram no evento a doutora em Serviço Social, Berenice Rojas Couto e a advogada especialista em Seguridade Social, Marilinda Marques Fernandes.



A assembleia de convergência sobre Trabalho, Saúde, Seguridade Social e Previdência também aprovou um documento com agendas e propostas para enfrentar as políticas de retirada de direitos pelos governos neoliberais e fascistas.



 

Bruno Moura

 

http://sergs.org.br/noticias/seguridade-social-e-saude-em-pauta-no-forum-social-das-resistencias/

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]