Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SERGS: PROMOTORIA DE DIREITOS HUMANOS DÁ PRAZO PARA PREFEITURA REGULARIZAR A APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS SOBRE O SAÚDE NA HORA

SERGS: Promotoria de Direitos Humanos dá prazo para Prefeitura regularizar a apresentação de documentos sobre o Saúde na Hora

06/02/2020

Projeto não foi submetido para apreciação no Conselho Municipal de Saúde e postos apresentam irregularidades

Escrito por: SERGS

 


O vice-presidente do SERGS, Ismael da Rosa, participou na quarta, dia 29, de audiência no Ministério Público Estadual – Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos de Porto Alegre – que tratou sobre mais uma ação envolvendo o município. Nesta ação, em específico, é questionado o fato da atual gestão municipal não estar levando para discussão no Conselho Municipal de Saúde (CMS) os projetos desenvolvidos com o Ministério da Saúde, como a recente adesão ao Programa Saúde na Hora, que estaria resultando em terceirização dos serviços e demissão de funcionários.


A ação não entra no mérito dos desligamentos dos trabalhadores - o que está em discussão na Justiça do Trabalho - mas aponta a necessidade do Executivo municipal apresentar documentos com os projetos de credenciamento ao CMS, bem como esclarecer os questionamentos dos conselheiros.


Conforme parecer da promotora Liliane Dreyer Pastoriz, a Prefeitura tem prazo de 3 dias, a contar da audiência, para fazer a entrega destes documentos ao Conselho.


O Conselho Municipal de Saúde formou uma comissão para a fiscalização das unidades que estão atendendo o Programa Saúde na Hora em Porto Alegre. As visitas apontaram irregularidades, que serão denunciadas em relatório que está sendo produzido.


O vice-presidente do SERGS lembra que os Conselhos possuem papel fiscalizador, representando o controle social do Sistema Único de Saúde. “A Prefeitura deveria submeter todo e qualquer projeto para a análise do Conselho, o que não vem acontecendo nesta gestão”, comenta Ismael, que também fez parte da comissão de fiscalização das unidades do Saúde na Hora da capital.

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]