Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > TRABALHADORAS E TRABALHADORES DO HOSPITAL GERAL DE GUAIANASES PROTESTAM CONTRA RETIRADA DE PROFISSIONAIS PARA TERCEIRIZAÇÃO DA UNIDADE

Trabalhadoras e trabalhadores do Hospital Geral de Guaianases protestam contra retirada de profissionais para terceirização da unidade

25/05/2020

Governo do Estado de São Paulo está entregando diversos serviços para organizações sociais em meio à Pandemia de Covid-19

Escrito por: Sindsaúde SP

 


As trabalhadoras e os trabalhadores do Hospital Geral de Guaianases (HGG), na zona leste da capital, fizeram um protesto nesta terça-feira (12), pela manhã, em frente ao hospital contra a terceirização da unidade. São mais de 1 mil trabalhadores estatutários que correm o risco de sair de seus postos em meio à Pandemia de Covid-19, para que haja a entrada da Organização Social (OS) Santa Marcelina (assista à transmissão do ato ao final do texto).


Em reunião com os trabalhadores, no dia 6 de maio, a gestão do hospital informou que os trabalhadores não poderão ficar na unidade, pois segundo ela, a OS virá com equipe completa e não haverá postos para permanência no local. Com isso, os trabalhadores seriam transferidos para o Hospital Geral de São Matheus, sem que houvesse outras opções.


Em cobrança à Secretaria Estadual de Saúde, no dia 7 de maio, a atual Coordenadora de Recursos Humanos, Cida Novaes, informou que os trabalhadores poderão optar por ficar na unidade, o que contradiz o discurso e orientação dada pela gestão da unidade. Por isso, neste protesto, os trabalhadores lançaram a campanha “Eu fico!”, pois com ou sem OS, eles querem continuar em seus postos, fazendo o que sabem de melhor: salvar vidas!


Além disso, esses trabalhadores já estão enfrentando uma pesada carga emocional. Em abril, perderam a primeira colega vítima de Covid-19. Patrícia Almeida, de apenas 44 anos, que trabalhava na parte administrativa da unidade e, este mês, o Edimilson, que trabalhava na manutenção. Estes trabalhadores foram homenageados durante o ato.


Os trabalhadores também temem que haja perda salarial com essa transferência, pois dependendo do local que eles forem realocados, podem ficar sem o adicional de insalubridade, que de muitos é o grau máximo de 40%, ou seja, R$ 702,12. Esse valor é muito para quem já ganha tão pouco e está há anos sem aumento real.


Terceirizações

 

O SindSaúde-SP alerta para a política de terceirizações na saúde que o Governo do Estado de São Paulo está colocando em prática durante a Pandemia de Covid-19. Há trabalhadores remanescentes do último concurso público realizado, que poderiam ser chamados, mas o governo está optando por entregar a gestão de alguns setores ou até mesmo serviços inteiros às organizações sociais.


O Guaianases não é exceção. Em Mogi das Cruzes, a farmácia de alto custo, que atende as 11 cidades da região do Alto Tietê foi terceirizada, os 50 trabalhadores da administração direta saíram de seus postos há cerca de 15 dias para a entrada da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).


Outro caso é o pronto-socorro do Complexo Hospitalar do Mandaqui, na zona norte da capital, que estava fechado para reforma desde novembro do ano passado, a obra que tem previsão para ser entregue esse mês, já voltará sendo gerida pela Santa Casa de Birigui, segundo informações dos trabalhadores. Sem o pronto-socorro durante todos esses meses foram são pelo menos 20 leitos a menos na rede para atender a população.


Os trabalhadores protestaram contra a terceirização na segunda-feira (12) (clique aqui para assistir ao ato). Na ocasião, também homenagearam os colegas que faleceram devido ao Covid-19. Dos 32 casos de mortes entre os trabalhadores do serviço público, apurados pelo SindSaúde-SP em parceria com o Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo (Sindsep), três são do Mandaqui:

 

- Carlos Rogério de Carvalho, técnico de enfermagem;

- Maria Santos, 59 anos, auxiliar de enfermagem;

- Andreia Santos Celidonio, 38 anos, auxiliar de saúde.

 

Prevenção

 

Os protestos foram realizados respeitando as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), todos utilizaram máscaras e respeitaram o distanciamento entre as pessoas, para que não houvesse aglomerações.

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]