Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > CUT-RS EXIGE TESTAGEM EM MASSA PARA TRABALHADORES DA SAÚDE

CUT-RS exige testagem em massa para trabalhadores da saúde

31/07/2020

Ato ocorreu na data em que termina o prazo concedido aos hospitais do Rio Grande do Sul para darem a resposta se aceitam fazer testes para covid-19 em todos os profissionais da saúde no Estado

Escrito por: CUT RS

 

O frio rigoroso do inverno gaúcho não foi obstáculo para a realização de um ato simbólico pela CUT-RS e Sindisaúde-RS, no início da manhã gelada da sexta-feira (31), em frente ao Hospital Dom João Becker, em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre, reforçando a campanha pela testagem para covid-19 de todos os trabalhadores e trabalhadoras da saúde.

 

Os dirigentes sindicais usaram máscaras de proteção e respeitaram o distanciamento social, evitando aglomeração de pessoas e seguindo as recomendações sanitárias da Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

A manifestação ocorreu no mesmo dia em que termina o prazo concedido aos hospitais do Rio Grande do Sul para darem a resposta se aceitam fazer testes para covid-19 em todos os profissionais da saúde no Estado.

 

Proposta do TRT-4 e MPT é um avanço 

 

A proposta foi apresentada pela desembargadora Ana Luiza Heineck Kruse, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), e o Ministério Público do Trabalho (MPT), durante a terceira audiência realizada na última terça-feira (28) entre a CUT-RS, Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde (Feessers) e sindicatos com as federações patronais.

 

A mediação é resultado de uma ação judicial movida pela CUT-RS e Feessers, pedindo a testagem para proteger a vida de quem cuida da população na pandemia do coronavírus. Assim como as entidades sindicais que representam os trabalhadores, a Federação dos Municípios do RS (Famurs) já adiantou que concorda com a proposta do TRF-4 e MPT.

 

Segundo o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, “a proposta é um avanço, pois garante a testagem de todos os empregados sintomáticos e assintomáticos, incluídos aqueles que trabalham em áreas de covid e não covid, em hospitais e nos postos de atendimento de saúde básica nos munícipios, o que deve atingir cerca de 80% dos trabalhadores da saúde”.

 

“A partir da testagem dos trabalhadores em serviços essencias, queremos inverter a falta de política do governo federal, que não está nem aí e abandonou a população à própria sorte, mas nós continuamos resistindo, denunciando essa situação preocupante e acionando o Judiciário, para que haja encaminhamentos favoráveis à defesa da vida", frisou.

 

"Quem cuida da vida não pode morrer. Cada vida vale a luta”, disse Amarildo.

 

Política de Bolsonaro é genocídio

 

O dirigente da CUT-RS anunciou que na próxima sexta-feira, 7 de agosto, as centrais sindicais realizarão um dia nacional de luta. Em Porto Alegre será promovido um ato simbólico em frente à Prefeitura, com soltura de balões em solidariedade às famílias das vítimas.

 

“Vamos denunciar também o genocídio que representa a política do governo Bolsonaro em relação à pandemia”, destacou, ressaltando que estão sendo espalhados outdoors em Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo e Pelotas para exigir testagem para covid-19.

 

O diretor executivo da CUT-RS, Marcelo Carlini, enfatizou que, segundo notícias da imprensa nacional, cerca de 10 milhões de testes estão parados por falta de insumos. “Enquanto isso, o país já tem um quadro dramático, com mais de 91 mil mortes e mais de 2,6 milhões de casos de contaminação por covid-19", alertou.

 

"Os sindicatos têm feito um grande esforço para exigir segurança e condições de trabalho para proteger a vida dos trabalhadores e da população”, destacou Carlini, criticando o governo Bolsonaro frente ao “desprezo pela vida”.

 

Testagem é fundamental para trabalhadores da saúde

 

O presidente do Sindisaúde-RS, Júlio Cesar Jesien, reiterou que a testagem é fundamental para todos os trabalhadores: “Estamos começando a dar os primeiros passos e temos muita expectativa de que possamos avançar”.

 

Ele lamentou o afastamento de centenas de profissionais que foram contraminados por covid-19 no trabalho. Além disso, quatro trabalhadores da saúde perderam suas vidas no Estado por causa da pandemia.

 

“É fundamental que os trabalhadores sejam testados e acompanhados para proteger a saúde física e mental deles”, afirmou a diretora do Sindisaúde-RS, Lúcia Mendonça, cobrando testagem para todos os profissionais de saúde.

 

Aqueles que cuidam de nós precisam ser cuidados

 

Também participou da manifestação o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Gravataí e diretor do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre, Marcelo Nascimento. “Todos aqueles que cuidam de nós precisam ser cuidados”, ressaltou.

 

Marcelo lembrou que o Ministério da Saúde continua sem um ministro titular e está sendo gerido por militares, enquanto as mortes não param de aumentar e as recomendações da OMS não estão sendo cumpridas.

 

 

 

CUT - RS

 

 

https://www.cut.org.br/noticias/cut-rs-exige-testagem-em-massa-para-trabalhadores-da-saude-6750

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]