Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE GO SOLICITA AO MP-GO TESTAGEM DOS SERVIDORES PÚBLICOS DA SAÚDE DE ANÁPOLIS

SINDSAÚDE GO solicita ao MP-GO testagem dos servidores públicos da saúde de Anápolis

02/09/2020

Pedido tem como base na decisão do TRF1 que, em maio, determinou que “a União coordene ações do Sistema Único de Saúde (SUS) para ampla testagem dos profissionais, inclusive os assintomáticos”

Escrito por: SINDSAÚDE GO

 

O Sindsaúde-GO se reuniu de forma virtual em audiência de conciliação com o Ministério Público de Anapólis (MP-GO) para tratar da proposta do Sindsaúde encaminhada ao MP para que a testagem de todos os profissionais de saúde seja realizada a cada 15 dias e que todos os trabalhador@s da saúde sintomáticos e pessoas que tiveram contato com estas, tenham prioridade na realização do teste para a Covid-19.

 

“O Sindsaúde solicita que a testagem seja a cada 15 dias segundo os protocolos, devido ao ciclo de contaminação do novo coronavírus. Solicitamos que o município de Anápolis defina o que é linha de frente na pandemia da Covid-19, porque entendemos que todos os profissionais ativos da saúde estão expostos ao contágio da Covid-19,” explica Luzinéia Vieira dos Santos, Vice-presidenta do Sindsaúde-GO.

 

Ficou acordado que haverá outra audiência de instrução, devido a contraproposta do município de Anápolis-GO de testagem a cada 30 dias e só priorizar a testagem apenas dos profissionais sintomáticos que estão na linha de frente no enfrentamento da Covid-19.

 

Foram definidas as unidades de saúde em Anápolis que estão na linha de frente para tratamento do coronavírus e foi remarcado para o dia 2 de outubro a nova conciliação para nova tentativa de acordo. Em caso de desacordo o MP-GO propõe estabelecer multa, com valor e periodicidade a ser estabelecidos.

 

Para lembrar:

 

O Sindsaúde pediu à Justiça do Trabalho em Anápolis a testagem dos trabalhador@s da saúde. A Prefeitura informou que foram testados 2.487 trabalhador@s municipais da rede pública e que 103 foram afastados de suas funções por estarem com a Covid-19.

 

Diante da investigação a Juíza do Trabalho Substituta, Ana Terra Fagundes Oliveira Cruz, da 3ª Vara do Trabalho de Anápolis determinou que a testagem fosse feita independentemente “da apresentação de sintomas clínicos de contaminação pela Covid-19, independentemente de histórico de contato com um paciente/ caso confirmado”.

 

O pedido do Sindsaúde foi feito com base na decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) que, em maio, determinou que “a União coordene ações do Sistema Único de Saúde (SUS) para ampla testagem dos profissionais, inclusive os assintomáticos”.

 

 

 

https://www.sindsaude.com.br/web/sindsaude-solicita-ao-mp-go-testagem-dos-servidores-publicos-da-saude-de-anapolis/

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]