Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > FALTA DE RESPEITO E SENSIBILIDADE DAS ENTIDADES PATRONAIS INVIABILIZA MEDIAÇÃO NO TRT-4

Falta de respeito e sensibilidade das entidades patronais inviabiliza mediação no TRT-4

13/10/2020

As entidades patronais afirmam não ter recursos e se comprometem apenas a orientar os hospitais para a testagem

Escrito por: SERGS

 

Insensibilidade e falta de respeito com as vidas dos trabalhadores e trabalhadoras na linha de frente da Covid no RS. Infelizmente, esse foi o resultado da última sessão de mediação conduzida no TRT-4, nesta quinta, dia 2/09, na ação que cobra a testagem dos profissionais da saúde, movida pela CUT e Feessers.


As entidades patronais Fehosul, Federação das Santas Casas alegaram mais uma vez não ser possível atender a proposta da desembargadora Ana Luiza Heineck Kruse, que previa a testagem dos trabalhadores sintomáticos e seus contatantes. As entidades patronais afirmam não ter recursos e se comprometem apenas a orientar os hospitais para a testagem. Com isso, a mediação no TRT-4 foi encerrada. A Federação dos Municípíos (FAMURS), que representa as secretarias municipais da saúde se comprometeu a encaminhar uma proposta de maior atuação da entidade na promoção da realização da testagem junto aos órgãos municipais, dentro de sua esfera de competência.


De acordo com a presidenta do SERGS, Cláudia Franco, foram meses de exaustivas rodadas de mediação no TRT-4 para garantir a testagem seriada dos profissionais envolvidos diretamente no atendimento da população durante esta pandemia. “Mas a resistência das entidades patronais infelizmente prevaleceu, mesmo com todos os esforços do Judiciário para tentar chegar a um acordo”, afirma Cláudia.


O Rio Grande do Sul é o estado da região sul com maior número de casos registrados de Covid-19 entre trabalhadores(as) da enfermagem (3.140), conforme dados do Observatório da Enfermagem do Cofen. O RS também é o segundo em número de óbitos na região sul, com a perda das vidas de 10 colegas.


“Agradecemos o esforço do Judiciário nesta mediação e lamentamos a falta de sensibilidade dos gestores”, afirma a presidenta do SERGS, entidade que defende, desde o início da pandemia, a testagem em larga escala das(os) profissionais como forma de combater os surtos nas instituições e preservar a saúde das equipes e da população.

“Seguiremos na luta, pois é inadmíssivel que os profissionais da saúde continuem se contaminando e colocando em risco suas vidas e de muitas outras pessoas, aumentando, com isso, o ciclo da doença”, analisa a presidenta do SERGS.


CUT, Feessers, Sindicatos da saúde envolvidos e Coren-RS devem se reunir ainda nesta semana para tomar novas medidas jurídicas cabíveis.

 

 

 

Fonte: https://bit.ly/372zekK

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]