Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > AGENTES DE SAÚDE ENVIAM À PROMOTORIA RELATÓRIO SOBRE FALTA DE CONDIÇÕES DE TRABALHO EM GOIÂNIA

Agentes de saúde enviam à Promotoria relatório sobre falta de condições de trabalho em Goiânia

13/10/2020

Um dos problemas apontados é a denúncia de que a prefeitura exigido um número alto de visitas domiciliares sem considerar os dispositivos de regulamentação da Política Nacional de Atenção Básica

Escrito por: SINDSAÚDE GO

 

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estão tendo dificuldades para atender a população goianiense. Diante da ausência de condições necessárias as quais deveriam ser ofertadas pelo Município, os trabalhadores produziram um relatório amplo e aprofundado elencando os principais obstáculos. O documento foi entregue, esta semana, à promotora de Justiça do Ministério Público de Goiás, Marlene Nunes.

 

Um dos problemas apontados no documento é a denúncia de que a prefeitura exigido um número alto de visitas domiciliares sem considerar os dispositivos de regulamentação da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).

 

Déficit de profissionais e sobrecarga 


O déficit no quadro de agentes e a exigência para que eles absorvam a demanda gerada por áreas descobertas ou por afastamento de colegas também tem provocado queixas da categoria. O documento cita ainda ameaças de dissolução de equipes caso a equipe não realize 4.000 cadastros.

 

Outra queixa constante da categoria e consta no relatório é a troca frequente da plataforma de lançamento de fichas cadastrais e visitas domiciliares. Com isso, o agente acaba perdendo todos os seus lançamentos e é obrigado a recomeçar do zero. Além disso, boa parte das unidades de saúde não dispõe de equipamentos e computadores suficientes para realizar o lançamento.

 

Inquérito

 

A expectativa é que todos as informações contidas no documento sirvam de base para a abertura de um inquérito. O Sindsaúde tem dialogado constantemente com Ministério Público no sentido de buscar garantir condições adequadas de trabalho e a valorização da categoria.

 

 

Fonte: https://bit.ly/371MaHB

 

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]